Relações bilaterais equador-eua

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Da colonização espanhola até a grande marcha de Simon Bolivar para libertar os povos ameríndios o Equador vem apresentando grande destaque. Sua posição localizada as margens do oceano pacífico ebanhado pela corrente de Humboldt, lhe garante papel de destaque na pesca de peixes cartilagenosos - principal produto de exportação, sendo essa sua principal fonte de economia, alem da grande importanciadas reservas de petróleo localizadas no país.
Uma república presidencialista, marcada em sua história por instabilidades políticas e golpes militares, guerras e acordos que como consequência tambémconsolidou grande perda do território e não definiram o setor político de forma propriamente dita, visto que as ultimas décadas foram marcadas por crises e balanços desfavoráveis na economia, a qualtem a maioria de suas importações trazidas do país Norte Americano.
O país abriu definitivamente as portas para o comércio internacional quando, em 1998 a moeda corrente até então (sucre indígena)foi substituída pelo dólar norte-americano pelo então presidente Jamil Mahuad, que, por um golpe de estado foi obrigado a fugir e endossar como sucessor o seu vice-presidente. Em 2007 o atualpresidente, Rafael Corrêa assumiu o cargo e já iniciou efetivas mudanças, como a alteração da constituição em 2008, que encaminham o país para uma possível estabilidade política e econômica.
Uma vez presididopor um governante de esquerda, esperava-se que o Equador fosse, aos poucos, estatizando suas indústrias e estreitando as ligações econômicas existentes, como por exemplo, o apoio do FMI e a dívidaexterna, criando assim uma nação soberana e completamente independente. Ao contrário dessa preleção, desde o início do mandato o presidente Rafael Correa vem aumentando as relações com países doOriente Médio, procurando se desvincular do círculo EUA-EU, o que deve ser visto como uma forma de procura pela independência dos grandes polos econômicos. E ainda assim mantendo relações significativas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O populismo e as relações Brasil-EUA
  • Analise das relações entre Cuba e EUA
  • Atualidades – As relações comerciais entre Brasil e EUA
  • ATOYEBI Um Estudo Das Relacoes Bilaterais Entre O Brasil E A Nigeria
  • Relações comercias Brasil, China, Argentina e EUA.
  • Técnicas de Comércio Internacional
  • O COMÉRCIO INTERNACIONAL BRASIL – JAPÃO: UM PANORAMA BILATERAL DAS RELAÇÕES COMERCIAIS (2000 – 2010)
  • Equador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!