Relação trabalho x relação emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÃO TRABALHO X RELAÇÃO EMPREGO

A distinção das relações de trabalho e emprego sempre será objeto de análise de profissionais da área trabalhista, pois cada caso precisa ser estudado com muitaatenção para que o direito possa ser aplicado de maneira mais eficaz e justa possível.
Relação de trabalho e toda a ligação que se estabelece entre duas pessoas sendo uma o tomador deserviço e a outra o trabalhador, ou seja, serviço prestado de um profissional a uma pessoa física ou jurídica que dispõe do serviço sendo voluntário ou não, que ocorre de acordo com a intenção dotrabalhador de receber pelo seu serviço, é chamado de relação de trabalho. Esta expressão por sua vez engloba a relação de emprego, a relação autônoma de trabalho, a relação de trabalho eventual, detrabalho avulso e de trabalho temporário que pode ser conforme o regimento de leis próprias. Sendo os principais exemplos:
O estagiário que e obrigado a assinar um termo de compromisso de estágio em queconsta a assinatura da instituição de ensino e as condições que informam a duração o horário de trabalho e a bolsa-estagio (não obrigatória) devendo a entidade fornecer ao estagiário um seguro contraacidentes pessoais.
O trabalhador cooperado assume a prestação de serviços que não estão vinculados diretamente a atividade principal da empresa, estabelecendo desta maneira uma relação de trabalhoentre a contratante do serviço e a cooperativa.
A vontade de se associar a uma cooperativa esta ligada aos princípios da dupla qualidade onde a pessoa associada a cooperativa pode também ser cooperada eo da retribuição pessoal diferenciada onde o associado dispõe de uma retribuição superior a que receberiam se fossem empregados e obtém benefícios que a cooperativa pode proporcionar como plano desaúde a ampliação de mercado etc.
O trabalhador voluntário que é o serviço não remunerado prestado por pessoa física a empresas publicas ou a empresas privadas sem fins lucrativos, neste caso não há...
tracking img