Relação professor-aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO COMO ELEMENTO FUNDANTE NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS.

Mário Cabral dos Santos

1. INTRODUÇÃO

O processo educativo se constitui como mediador na circulação, transmissão, manutenção e reinvenção dos elementos da cultura, tanto em sua dimensão informal quanto formal. Para que esse aprendizado seja efetivo, as relações interpessoais, orespeito mútuo, o diálogo, o saber ouvir, entre outros, tornam-se primordiais.
Segundo Suhr (2010, p. 20), nos diferentes níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior, as relações interpessoais estão presentes na vida escolar e se constroem de diferentes formas, de acordo com os diversos elementos que constituem a organização escolar: conteúdos, metodologia, currículo, concepção deeducação e outros.
Dessa forma, o necessário respeito ao universo do educando, às vivências singulares (educando e educador) em seu processo de vida e, principalmente, do primordial princípio dialógico como fundamento de vivências democráticas. Sobre o fundamental respeito ao universo do educando, sua singularidade e sua cultura, seu saber e sua leitura de mundo:
Não é possível respeito aoseducandos, à sua dignidade, a seu ser formando-se, à sua identidade fazendo-se, se não se levam em consideração as condições em que eles vêm existindo, se não se reconhece a importância dos “conhecimentos de experiência feitos” com que chegam à escola. O respeito devido à dignidade não me permite subestimar, pior ainda, zombar do saber que ele traz consigo para a escola. (FREIRE, 2003, p. 64, ApudNeves, 2009)
Nesse sentido, Paulo Freire enfatiza o processo educativo, em si mesmo, como encontro de diferentes que mutuamente ensinam e aprendem num espaço dialógico, em que saberes distintos e necessários circulam, revelando a incompletude do olhar, o inacabamento e a condição de aprendizes que nos constitui como dado original primário.
Neste conjunto de reflexões, saber ouvir é uma capacidadeque se deve adquirir. Saber ouvir é aprender a escutar e deixar-nos conduzir pela complexidade e magia da relação com o outro, é sempre esperar que o outro tenha algo a mais a dizer, nesse sentido, o ouvir nos possibilita falar com o outro e consigo, num processo reflexivo constante.
Esses e outros questionamentos serão abordados nessa produção de conhecimento, enfatizando a relaçãoprofessor-aluno-conhecimento.

2. INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Quando nos restringimos ao âmbito da sala de aula, percebemos que as fontes das relações interpessoais referem-se a professores e alunos e, também, entre os alunos. Esses desenvolvem a partir de si mesmos um modo de se relacionar, estabelecendo uma ordem nas suas relações, que muitas vezes é vista como reflexo da desordem na sala deaula. Entretanto, constroem-se conhecimentos complexos que incluem saberes locais e genéricos, que nem sempre representam reprodução da ideologia dominante. Isso ocorre em decorrência de suas necessidades de explicar seu mundo.
Sabemos que o termo “aprendizagem” era antes entendido como aquele que fazia referência à “mudança de conduta observável” do indivíduo, decorrente de experiências, por meiode processos de condicionamentos e/ou associações. Hoje, a realidade que se apresenta acerca do que se entende por aprendizagem é a de inclusão, a essa mudança de conduta, também daquele conhecimento trazido pelo sujeito.
As experiências cognitivas e afetivas que se corporificam na prática pedagógica asseguram o sentido da estreita relação entre ensinar, aprender, produzir e reproduzir discursoentre escolarização e subjetividade, constituindo a metodologia de ensino no núcleo do processo institucionalizado de formação do indivíduo.
O aluno apresenta-se com uma bagagem de conhecimentos, capacidades e destrezas prévias, além de uma idéia pré-formada acerca da instituição, do professor, assim como da atuação deste no exercício de sua profissão. Traz também consigo as crenças, os...
tracking img