Relação pais – filhos: uma análise psicossocial sobre a construção do comportamento antissocial em adolescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jessica golveia










RELAÇÃO PAIS – FILHOS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL EM ADOLESCENTES DO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS-MT











SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT
2012


Jessica Golveia








RELAÇÃO PAIS – FILHOS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL EMADOLESCENTES DO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS-MT





Anteprojeto de pesquisa elaborado por acadêmicas do 8° Semestre de Psicologia da FQM – Faculdade de Quatro Marcos, como requisito avaliativo ao componente TCC, orientado pela Prof..............






SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT
2012







1. INTRODUÇÃO



De acordo com estudiosos da analise do comportamento,tais como Partterson, Reid & Dishion 1992, o conceito de comportamento delinquente refere-se a um padrão comportamental denominado antissocial.
O termo antissocial tem sido utilizado comumente como referência a características de vários transtornos, tais como problemas de externalização, Transtorno de Conduta, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Desafiador Opositivo eTranstorno de Personalidade Antissocial, sendo que esta última categoria aplica-se aos indivíduos com 18 anos ou mais.
Portanto o uso do conceito de comportamento antissocial não implica necessariamente o estabelecimento de um único diagnóstico clínico, mas pode descrever um padrão comportamental com uma natureza ou uma função particular (Patterson, 1998), comum a todos esses transtornos.Segundo os autores, os indivíduos referidos como antissociais apresentam comportamentos como agressividade, desobediência, oposicionismo, temperamento, exaltado, baixo controle dos impulsos, roubos, fugas, entre outros. Além disso, propõem uma análise do comportamento antissocial, que incluem aspectos desenvolvimentais, discutindo-o desde a infância até a idade adulta. Esses autores consideram que tantoo comportamento pró-social quanto o comportamento desviante de uma criança são diretamente produzidos por interações sociais, particularmente por membros da família e vão se alterando a partir das exigências ambientais e do desenvolvimento do indivíduo.

Tema: Comportamentos antissocial e delinquente

Delimitação do tema: Relação pais – filhos: praticas parentais negativas como principalinfluência na construção do comportamento antissociais




2. Definição dos Objetivos do Estudo:

2.1. Objetivo Geral:
Identificar as variáveis familiares que podem estar relacionadas ao desenvolvimento do comportamento antissocial.
2.2. Objetivo Específico:
- Investigar as características do comportamento antissocial no jovens a serem pesquisados, considerando os fatores motivadorespara essa conduta.
- Descrever o grupo de adolescentes quanto as variáveis familiares.
- Identificar e classificar os estilos parentais e as praticas educacionais que influenciam o desenvolvimento psicossocial.

3. JUSTIFICATIVA:

Identificando a família como uma fonte de influência direta no bem estar dos filhos, verificou-se a necessidade de estuda-la.
Neste sentido, pretende-se que osresultados deste estudo auxiliem na compreensão do comportamento antissocial desenvolvido por adolescentes, analisado a partir das variáveis, mas que, fundamentalmente, auxiliem no desenvolvimento de intervenções, no sentido de orientar e apoiar as famílias desses grupos de adolescentes, bem como a eles próprios.
Essa pesquisa tem o intuito de auxiliar em estudos no campo psicológico com enfoque nasações que reconhecem o complexo da realidade, nos direcionando marco importante para incorporar novas medidas de apoio ou intervenção acerca do que já foi investigado e segue abordando sobre o problema que apresenta muitas faces e algumas ideias são antagônicas entre si.



4. REFERENCIAL TEÓRICO

A seguinte pesquisa se baseará em referenciais teóricos dos autores, BANDURA, C.G JUNG,...
tracking img