Relação família e escola

Páginas: 10 (2456 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Resumo
Atualmente a relação família-escola é o principal tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso escolar dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro. Opropósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições. Diante desse contexto, realizamos uma pesquisa de campo e bibliográfica que se definiu como objetivo geral desse artigo argumentar, com base nosestágios realizados, sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos; enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola; descrever o papel da escola no processo de interação com a família.

Palavras- Chave: escola, família, alunos, aprendizagem.

Introdução

A escola e afamília, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgem destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar na medida em que o tempo e a competência da família eram considerados escassos para o cumprimento de tal tarefa.
Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula edesmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente presentes na vida escolar.
Por essa razão, dentro das escolas as discussões que procuram compreender esse quadro tão complexo e, muitas vezes, caótico, no qual a educação se encontra mergulhada, sãocada vez mais freqüentes. Professores debatem formas de tentar superar todas essas dificuldades e conflitos, pois percebem que se nada for feito em breve não se conseguirá mais ensinar e educar. Entretanto, observa-se que, até o momento, essas discussões vêm sendo realizadas apenas dentro do âmbito da escola, basicamente envolvendo direções, coordenações e grupos de professores. Em outraspalavras, a escola vem, gradativamente, assumindo a maior parte da responsabilidade pelas situações de conflito que nela são observadas.
O convívio familiar e suas relações são muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Além da criança e do contexto familiar, é importante considerar também as relações da família com a escola diante da alfabetização da criança, pois tais relaçõesfuncionam como forte influência neste processo.
É no ambiente familiar que a criança tem seu primeiro contato com a sociedade. Daí a importância da união dessas duas instituições sociais na formação educacional das crianças, embora a maioria dos sistemas educacionais defenda a posição de que a educação inicial é de responsabilidade da família, pelo fato de considerar esse ambiente familiar comoo ideal para o desenvolvimento de educação das crianças.
Os profissionais da escola acreditam, muitas vezes, que os alunos vão mal porque suas famílias estão desestruturadas ou porque não se interessam pela vida escolar da criança. A ausência dos pais às reuniões pedagógicas é um fato que vem acontecendo muito no contexto escolar atual, o que pode ser um indicativo do pouco acompanhamento da vidaescolar das crianças por parte dos pais.
A questão da importância da família no processo de aprendizagem e a participação do educador como mediador e condutor de práticas educativas, foram à principal questão que nos motivou ao desenvolvimento deste estudo.
Assim sendo, o objetivo principal da educação hoje é favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relaçao familia-escola
  • Relação escola-família
  • A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
  • Relação família e escola
  • relação escola-familia
  • A relação familia/escola
  • relação da familia na escola
  • Relação Escola, Família e Comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!