Relação família e escola

Páginas: 12 (3000 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
[pic]

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Luci Branco Riva
Vacaria – RS
2011
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Luci Branco Riva[1]

RESUMO

A família deve apoiar o aluno para que se tenha a escola e asociedade que se deseja, onde há o favorecimento da convivência com a diversidade, onde não há preconceitos, onde todos se percebam como verdadeiros cidadãos. É tempo de mudar as escolas, as atitudes, os pensamentos, pois incluir significa transformar, transformação esta que se inicia no grupo familiar. O primeiro desafio é a família aceitar a deficiência, pois a exclusão não pode começar já ali. Acondição para que a criança especial passe por transformações essenciais apoia-se na qualidade das interações sociais em seu grupo, dentre os quais o maior destaque é para a família. Por isso, este estudo de cunho bibliográfico surgiu da seguinte inquietação: qual a importância da família para o desenvolvimento e inclusão do portador de deficiência intelectual na instituição escolar? Na busca deresponder a indagação objetivou-se reconhecer a importante tarefa familiar no processo de inclusão e aceitação do aluno com deficiência intelectual a fim de promover seu pleno desenvolvimento e crescimento, bem como, enfatizar a importância da parceria família/escola para o êxito do processo de inclusão. Identificando as dificuldades vivenciadas pelas famílias no processo de inclusão, ressaltando queeste não pode ser uma “exclusão mascarada”. Ao integrar família e escola é possibilitado o desenvolvimento integral do educando, visto que ambas trabalham juntas em prol de um mesmo objetivo.

Palavras-chave: Inclusão. Família. Necessidades Educacionais Especiais. Escola.

INTRODUÇÃO

A participação da família na escola é de extrema importância, pois as duas instituições devem trabalharde forma conjunta na busca de formar o ser em sua plenitude ainda mais quando se fala de inclusão, pois é a família quem primeiramente vai contribuir e encorajar o educando a ir para a escola e fortificar seus laços sociais, bem como, juntamente com a escola transpor a barreira da deficiência, fazendo deste local uma nova possibilidade para o aluno.
A inclusão nas últimas décadas vem sendomuito discutida e vivenciada por muitas instituições escolares que necessitam modificar visões e romper paradigmas sobre este tema. No entanto, a participação da família exerce fundamental importância, pois os pais influenciam positivamente na autoconfiança do filho e com isso é possibilitado o desenvolvimento de suas capacidades.
Partindo desta concepção acredita-se ser necessária aparticipação efetiva da família na escola, então, este estudo de cunho bibliográfico visa responder a seguinte problemática: qual a importância da família para o desenvolvimento e inclusão do portador de deficiência intelectual na instituição escolar?
Na busca de responder a indagação objetivou-se reconhecer a importante tarefa familiar no processo de inclusão e aceitação do aluno comdeficiência intelectual a fim de promover seu pleno desenvolvimento e crescimento, bem como, enfatizar a importância da parceria família/escola para o êxito do processo de inclusão. Identificando as dificuldades vivenciadas pelas famílias no processo de inclusão, ressaltando que este não pode ser uma “exclusão mascarada”.
A real inclusão almejada busca não somente a convivência dos alunos portadoresde deficiências com os demais, mas sim, exige mudança de ações a fim de oferecer a todos uma educação de qualidade. Mudança esta que deve também exigir uma participação efetiva da família, pois o primeiro processo de inclusão da criança acontece no seio familiar.
A inclusão é um assunto de extrema relevância, por isso acredito que este estudo venha possibilitar a todos os envolvidos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relaçao familia-escola
  • Relação escola-família
  • A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
  • Relação família e escola
  • relação escola-familia
  • A relação familia/escola
  • relação da familia na escola
  • Relação Escola, Família e Comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!