Relação entre a fala e a escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAR PARA O PENSAR
A Relação entre a fala e a escrita

JULIANA RIBEIRO ALVES CABRAL
PROFº: LUCIVALDO SILVA COSTA
Centro Universitário Leonardo da VINCI – UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED1691) – LÍNGUA PORTUGUESA: pratica educativa pedagógica
14/08/2010

RESUMO
A proposta maior, que nos move para este trabalho, é repensar, funcionalmente, o ensino da Língua Portuguesa. Nossaanalise parte do ponto de que o aluno não tem interesse de ler na escola os gêneros textuais ainda mais se for gênero literário. O aluno está cansado de ser um leitor passivo.
Palavras – chaves: Leitura; Escrita; Fala; Ensino.

1 INTRODUÇÃO
O objetivo, aqui pretendido, é de demonstrar que a relação entre oralidade e escrita não acontece de uma maneira direta ou representacional como se pensa,por exemplo, que a criança escreve como fala, pois tanto o texto oral quanto o escrito possuem cada qual sua própria especificidade. Entende-se que ambas as modalidades de aquisição são como processos que pressupõem etapas de construção de conhecimento e podem apresentar características comuns.
Apesar de haver relações entre fala e escrita, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar.Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente retomado e solucionado através de uma interrupção de quem nos ouça; além do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propício: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam, reforçam o que dizemos. Mas, no momento de escrever, falta-nos tudo isso.Pois escrever é decorrência do ato de pensar. Então o principal objetivo desse trabalho é levar aos alunos à prática da pesquisa no âmbito escolar e discutido sobre a importância da leitura, ler um pouco de tudo: filosofia, religião, política, bula de remédio, receita de bolo, história em quadrinhos, editoriais de jornais, notícias de assassinatos, outdoors, poemas, romances, resumo da sessão datarde. Dessa forma, o aluno estará construindo seu lado de dentro, um universo muito mais rico, e buscando construir um discurso próprio, particular, marca de sua própria individualidade. Afinal, só escrevemos bem quando sabemos bem sobre o que vamos escrever.

2 DESENVOLVIMENTO
Através de tema escolhido (A RELAÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA), o principal objetivo e mostrar aos alunos quepodemos sim aprender pelo ato de pensar e não só pelo ato de memorizar. Nossa proposta é que através da elaboração de atividades voltadas para as praticas de produção de texto desperte o interesse dos alunos pela leitura e o interesse pela produção de textos, pois a leitura é um meio de reflexão sobre a língua e a sua produtividade, e um meio de aprender e a tocar experiências lingüísticas, além deatualizar outros conhecimentos. A língua oral e escrita são duas instâncias diferentes da linguagem que, por sua vez, apresentam características próprias. Ocorre muitas vezes que esse fato não é considerado pelo professor de língua materna, no qual se faz com que o aluno transfira para a escrita as marcas próprias da fala. O trabalho então proposto, e analisar algumas produções escritas dosalunos, verificando se existe marcar da oralidade que, no entanto apontará que ainda o mesmo não tem o domínio da modalidade da língua escrita. A fundamentação teórica desse trabalho foi feita com base nos livros PCNs e MARCUSCHI, conforme as citações no decorrer deste trabalho.

O objetivo e demonstrar o ensino da língua através de:
* Promover práticas de oralidade e de escrita de formaintegrada, levando os alunos a identificar as relações entre oralidade e escrita;
* Motivar o aluno para ler textos de diferentes tipos e gêneros e com diferentes funções;
* Desenvolver as habilidades de produzir e ouvir textos orais de diferentes gêneros e com diferentes funções, conforme os interlocutores, os seus objetivos, a natureza do assunto sobre o qual falam ou escrevem, o...
tracking img