Relação entre os referenciais curriculares nacionais da educação infantil e a educação física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário São Gabriel – Minas Gerais

Curso de Educação Física



Patrícia Amorim
Daniel Alves
Luciana Montovanelli

Relação entre os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Educação Física

Belo Horizonte
2010

Patrícia Amorim
Daniel Alves
Luciana Montovanelli

Relação entre os ReferenciaisCurriculares Nacionais da Educação Infantil e a Educação Física

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física do Centro Universitário São Gabriel, orientado pela Prof. Carla Giovana Duarte Fonseca de Castro, como requisito parcial para obtenção do titulo de licenciatura em Educação Física.

Belo Horizonte
2010

DEDICATÓRIAA Deus por tudo que nos proporcionou na
vida. À nossos pais, os quais amamos muito
pelo exemplo de vida, e a todos que nos
ajudaram nessa caminhada.

Agradecimentos

Agradecemos a todos osprofissionais que estiveram ligados diretamente e indiretamente da área de Educação Física de modo especial nossa paciente orientadora a Prof. Carla Giovana .
Aos colegas de classe pela troca de informações e materiais muna Rara demonstração de solidariedade e amizade.
As nossas famílias pela paciência em tolerar a nossa ausência.
E, finalmente a Deus pela oportunidade e pelo privilegio que nos foramdados em compartilhar tamanha experiência e, ao freqüentar este curso, perceber e atentar para a relevância de temas que não faziam parte, em profundidade, das nossas vidas.

Patrícia Amorim
Daniel Alves
Luciana Montovanelli

A relação entre os Referenciais Curriculares Da Educação Infantil e a Educação Física

Belo Horizonte, 23 de novembro de 2010.___________________________________________
Profª MSc. Carla Giovana Duarte Fonseca de Castro
A relação entre os Referenciais Curriculares Da Educação Infantil e a Educação Física

AUTORAS: Patrícia Amorim, Daniel Alves, Luciana Montovanelli

PROFESSORA ORIENTADORA: Carla Giovana Duarte Fonseca de Castro.

RESUMO

O estudo proposto refere-se a análise do RCNEI na proposta expressa pela LDB 9394/96 no sentido de dinamizar oprocesso educativo na perspectiva infantil presente na sociedade brasileira. Através de intensivas pesquisas e entrevistas com educadores foi possível relacionar a aplicabilidade ou não do RCNEI na prática pedagógica dos professores, e obteve-se como resultado um olhar de conhecimento e de realidade acerca das idéias contidas no documento produzido pelo MEC no cotidiano da pré-escola. Contudo oRCNEI não se descreve no cotidiano escolar de modo tão formalizado como se manifesta em sua elaboração, mas no depoimento dos professores entrevistados, ressalta-se as suas particularidades se fazerem presente, o que certamente comprova sua relevância no sentido de melhorar aqualidade da educação infantil oferecida à sociedade brasileira. Objetivo: objetiva-se traçar uma análise reflexiva acerca doconteúdo e as orientações expressas nos RCNEI, sua aplicabilidade no cotidiano da pré-escola e como se faz a relação e a intervenção do professor de Educação Física nesse espaço. Metodologia: Partindo de um estudo bibliográfico, concentrado especialmente nos volumes que consolidam os RCNEI, o estudo foi desenvolvido usando-se como técnicas de elaboração o uso de resumo que possibilitaram à produçãodo pensamento ora exposto. Através de intensivas pesquisas e entrevistas com educadores foi possível relacionar a aplicabilidade ou não do RCNEI na prática pedagógica dos professores, e obteve-se como resultado um olhar de conhecimento e de realidade acerca das idéias contidas no documento produzido pelo MEC no cotidiano da pré-escola. Contudo o RCNEI não se descreve no cotidiano escolar demodo...
tracking img