Relação entre os fundamentos da educação e a prática pedagógica

Páginas: 16 (3776 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - Facinter

MARIA PENHA DA SILVA PESSOA
MICHELI CRISTINA DA CONCEIÇÃO
ODETE TEIXEIRA PASINATTO

RELAÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

CURITIBA
2008

MARIA PENHA DA SILVA PESSOA
MICHELI CRISTINA DA CONCEIÇÃO
ODETE TEIXEIRA PASINATTO

RELAÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICATrabalho apresentado à disciplina de fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira; Fundamentos socioantropológicos da educação; Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade; As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar do curso de Pedagogia, período 19 e 20 de junho, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.Prof. Tânia Stoltz; Daniel Soczek; Luciana Rosenau; José Antônio Vasconcelos.

CURITIBA
2008
SUMÁRIO

ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
RELATÓRIO DE UMA AULA OBSERVADA DE 8
UMA PRIMEIRA SÉRIE 8
CONCLUSÃO 10
PROPOSTA DE ATIVIDADE CULTURAL 11
QUESTÃO INDIVIDUAL 13
QUESTÃO INDIVIDUAL 15
QUESTÃO INDIVIDUAL 17
REFERENCIABIBLIOGRÁFICA 19

ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM

A presente pesquisa foi baseada em observação pedagógica num Grupo Escolar de um bairro do município de Concórdia, SC. O ensino nessa unidade escolar é séries iniciais, consideradas a base da educação. As aulas práticas são caracterizadas conforme a necessidade e a realidade do aluno, a partir de um diagnóstico realizado com os pais,professores e alunos. Os fundamentos utilizados pelo corpo docente são a totalidade do ser humano, numa visão holística, que busca a realização pessoal e sua historicidade a fim de melhorar a convivência na sociedade, respeitando as diferenças.
Observou-se que o corpo docente interage com o aluno, ou seja, elas partem do senso comum do aluno, repassam o científico e buscam na prática a memorizaçãodo conteúdo repassado. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido nessa escola vai de encontro com o pensamento de Piaget, quando expressa que o que deve ser enfatizado na educação são os aspectos operativos ou o pensar sobre as transformações e não sobre os estados. O conhecimento figurativo leva apenas a memorização sem compreensão que logo é esquecida. Os professores buscam ao máximo trazer para arealidade do aluno quando repassado os conteúdos, estes através de desenho (linguagem), jogos simbólicos e imitação (teatro, hora do conto). E se tratando em hora do conto, observou-se que o planejamento anual da escola integra quatro paradas para a hora do conto, onde as crianças/alunos são os contadores.
As aulas são realizadas didaticamente de forma dinâmica e lúdica, de acordo com oassunto a serem estudados, estes estudos são tópicos de rede temática programados no início do ano por professores, direção e colaboradores da educação. Estes colaboradores da educação são pedagogas que realizam formações nas unidades escolares do município, que mensalmente realizam momentos de estudo para os professores na escola, educadores que se preocupam em mediar o conhecimento com o alunoatravés de ações e estratégias então pré-estabelecidas.
Estas estratégias são utilizadas em conjunto com o professor de educação física, que através de jogos e brincadeiras lúdicas colaboram para o aprendizado do aluno, já que a linguagem é também expressa através de jogos, gestos e imitação, assim o jogo simbólico é estimulado pelos educadores de diferentes formas, como citado por Wygosky(1994) “o jogo e a brincadeira da criança criam zonas de desenvolvimento proximal. No jogo, a criança assume papéis que estão adiante de seu desenvolvimento”. O mesmo autor exemplifica: a criança numa brincadeira assume o papel da mãe e o pai o dentista, estes papéis não são seus, porém eles aprenderam no meio social e cultural.
Partindo de que o desenvolvimento dos conceitos da criança é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre os fundamentos da educação e a prática pedagógica
  • A relação entre teoria e prática pedagógica na educação infantil e fundamental
  • Prática pedagógica: fundamentos e metodologias na educação de jovens e adultos
  • A relação entre a prática pedagógica do bbeducar e as
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • práticas pedagógicas na educação infantil
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!