Relação entre filosofia e politica

Em relação à política Werner Jaeger diz: “Foi nesta atmosfera de íntima liberdade, a qual se sente vinculada por conhecimento essencial, e até a mais alta leidivina, a serviço da totalidade, que se desenvolveu o gênio criador dos gregos até chegar a sua plenitude educadora, tanto acima do virtuosismo intelectual e artísticoda nossa moderna civilização individualista.” Paidéia, (p17-18).
Qual a relação entre política e filosofia, e porque a extinção de uma implica diretamente adiminuição da outra?
A relação é total, uma vez que as duas nasceram na mesma época, e até mesmo por serem contemporâneas diz-se que “a Filosofia é filha da polis”, e háde ressaltar que muitos dos primeiros filósofos pré-socráticos foram chefes políticos e legisladores de suas cidades. Contudo, a filosofia não parou de refletiracerca do fenômeno político, elaborando teorias para explicar sua origem, sua finalidade e suas formas.
Através da concepção dos filósofos gregos podemos perceber queeles tratam a política como um valor e não como um simples fato, considerando a existência política como uma finalidade superior da vida humana, que entende-secomo racional, feliz e justa, própria dos homens livres. Embora os filósofos considerem a forma mais alta de vida a do sábio contemplativo (filósofo), eles afirmam quepara os não- filósofos, a vida superior só existe na cidade justa, e por isso mesmo, o filósofo deve oferecer os verdadeiros conceitos que auxiliem na criação eformulação da melhor política da polis.
Concluindo, o saber deve conduzir o poder, sem o saber como alicerce, qualquer governo tende a degeneração e corrupção.
tracking img