Relação do filme a vida é bela com o existencialismo

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Relação do filme A Vida é Bela com o Existencialismo

O filme A Vida é Bela faz uma relação entre o encantamento pela vida e a aversão pela guerra. Na Itália em 1939, Guido Orefice muda-separa a cidade de Arezzo para abrir uma livraria. Guido se depara com Dora, uma jovem comprometida com um burocrata fascista e fica apaixonado por ela. O regime fascista atravessa a harmonia que, seinstala na vida de Guido, judeu, que é levado com o filho para um campo de concentração. Resolvido a preservar o pequeno Giosué ao horror da circunstância, elabora uma complicada justificação, que sebaseia em convencê-lo que tudo se trata de uma brincadeira, e que os soldados nazistas estão somente fazendo o papel de pessoas que gritam muito e são muito perversos. Dora é afastada de seu marido e deseu filho, já que as mulheres não podem se juntar aos homens.
Já no campo de concentração Guido diz a Giosuè que, para ganhar o jogo, é preciso fazer 1000 pontos e, para isso, as jogadas maisimportantes era se manter calado e escondido o tempo todo, e se fizesse isso o ganhador levaria um tanque de guerra como prêmio.
Para manter essa fantasia do garoto, Guido vê-se obrigado aencarar muitas e difíceis circunstâncias. Por fim, quando o exército americano chega para libertar os prisioneiros, um tanque de guerra surge e, para todos os efeitos, o jogo foi ganho por eles e o tanque éo prêmio prometido.
Para o existencialismo o filme demonstra muitas possibilidades de agir, de criar, de se experimentar frente às ocasiões diversas, dando significado a situações claramentemais comum, enriquecendo a coincidência, nunca importando o fato em si, mas a relação que se estabelece com ela e assim atribuindo-lhe um valor transcendental.
Desta maneira o autor brinca comas circunstâncias, e em cada nova situação, novo elementos do jogo era criado, em cada novo acontecimento o mesmo era bem feito, assim Guido dava ao seu filho a possibilidade de dar um sentido àquilo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme "a vida é bela" e a sua relacao com a administracao
  • Resenha do filme a vida é bela
  • Resenha do filme A VIDA É BELA
  • Resenha do filme "a vida é bela"
  • Análise do filme a vida é bela
  • Fascismo e o filme A vida é Bela
  • resenha do filme a vida é bela
  • RESUMO DO FILME A VIDA É BELA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!