Relação do conto negrinha com a vida em sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida e a sociedade

O conto Negrinha é um conto muito cruel, mas não diferente do que acontecia na época da escravidão onde o homem branco tinha total controle sobre o negro. Onde desde aquelaépoca já existia a desigualdade social e a soberania de poucos.

Os escravos não tinham a noção de como era realmente viver. Eles apenas cumpriam as obrigações que tinham que ser feitas e seomitiam.Essa cultura acompanhou a sociedade e hoje ainda não deixamos de alguma forma,de continuar sendo escravizados.Continuamos vivendo dentro de uma hierarquia onde os menos favorecidos e os miseráveis sãoos escravizados. Muitas vezes fomos omissos de expor nossas opiniões por medo do que poderá nos acontecer e acabamos por nos acomodar com a situação existente.

A constituição estabelece a educaçãoplena da criança. Um artigo muito bonito de ler,mas que para a realidade,ainda precisa ser bem explicado e incorporado,pois as vezes a própria família explora seu filho colocando-o ainda criança paraajudar na renda familiar.

O Estado não assegura atendimento à saúde, a educação, a cultura aos menos favorecidos. A corrupção,cada vez mais as claras,revolta essa classe que tanto carece de ajuda.O ECA também veio para fortalecer ainda mais como cada criança e adolescente deve ser tratado: com dignidade, respeito, amor, carinho. E isso não envolve só criança e adolescente.Todo serhumano,independente de raça,sexo,classe social deve ter os mesmos direitos à saúde,educação,dignidade,respeito.Precisamos deixar de ser escravos,talvez de nosso próprio pensamento.Daquele pensamento opressor daépoca da escravidão e começarmos a pensar sobre como podemos melhorar a convivência em sociedade.

Como pedagogos que seremos cabe a nós plantarmos uma semente de questionamento eterno em nossosalunos para que diante de qualquer situação e acontecimento, este saiba indagar o porquê e para que e se isso realmente irá ser importante para sua vida. Deixando de apenas aceitar e se escravizar...
tracking img