Relação de vassalagem e suserania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Neste trabalho iremos mostrar a relação entre a vassalagem e a suserania no feudalismo, mostraremos exemplos, fotos de como era feita a reunião de fidelidade entre os nobres, entre outros temas abordados.

Quais as três ordens na época feudal?
1° - O CLERO: eram os membros da igreja católica e tinha a função de orar.
2° - A NOBREZA: eram os senhores feudais e sua família;suseranos e vassalos também faziam parte da nobreza. A função da nobreza era guerrear (os senhores feudais não guerreavam, é claro)
3° - OS SERVOS: eram os trabalhadores, camponeses. A função deles eram apenas trabalhar. (defender o clero e a nobreza)

Qual a diferença entre o suserano e o vassalo?
Suserano era o nobre que doava a terra. Vassalo era o nobre que recebia essa terra. Assim,estabeleciam-se entre os dois, laços de fidelidade.

Em que consistia a instituições vassalagem e suserania?
Com o tempo, formou-se o que chamamos de Sistema feudal, onde havia um Senhor Feudal que seria "superior" ao seu vassalo, o servo (o qual representa a população que também fugiu das cidades em busca de segurança)

O feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedadesobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.

Ilustração de um Feudo
Geralmente divididos em três áreas: o domínio, exclusivamente do senhor feudal e trabalhada pelo servo; a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, quedestinado aos servos era dividido em áreas denominadas “glebas” de onde metade de toda produção deveria ser destinada ao senhor feudal (talha – um tipo de imposto), os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro. Na época do Reino Carolíngeo, feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que osuserano cedia ao vassalo e, que na maioria das vezes era a posse de terras. Daí o porquê que “feudo” designa hoje a propriedade em si.
Com uma estrutura social estática e hierarquizada podemos identificar a vassalagem e a suserania como as principais relações da sociedade feudal. O senhor feudal ou suserano era quem tinha a posse das terras e as cedia aos vassalos que deveriam trabalhar nelas parasustento próprio e, no que chamava de corvéia, o trabalho gratuito para o senhor feudal durante três dias por semana.
A sociedade era basicamente composta por duas camadas principais: os senhores e os servos. O clero, embora de muita importância na sociedade feudal, não constituía uma classe separada uma vez que os componentes do clero, ou eram senhores (alto clero), ou eram servos (baixoclero). Entretanto, a relação de suserania é mais complexa uma vez que as terras eram cedidas não aos camponeses, mas a outros senhores ou cavaleiros que assumiam um compromisso de fidelidade com o suserano. Este cedia terras em troca de mais poder e um aumento no contingente de seu exército. O que, na prática, não significava que ele possuía poder sobre os outros feudos uma vez que o poder eradescentralizado.

O Feudalismo
Formação
A formação do feudalismo, desenvolveu-se num longo período, que engloba a crise do Império Romano a partir do século III, a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Império Carolíngio no século IX.

As Invasões Bárbaras
    Os povos “bárbaros”, ao ocuparem parte das terras do Império Romano, contribuíram com o processo de ruralização e com afragmentação do poder, no entanto assimilaram aspectos da organização sócio econômica romana, fazendo com que os membros da tribo se tornassem pequenos proprietários ou rendeiros e, com o passar do tempo, cada vez mais dependentes dos grandes proprietários rurais, antigos líderes tribais.
    O colapso do “Mundo Romano” possibilitou o desenvolvimento de diversos reinos de origem bárbara na Europa,...
tracking img