Relação de trabalho: princípios, fundamentos e finalidades

O conceito de relação de trabalho é bastante amplo, abrangendo todo contrato de atividade, que o fundamento da sua conceituação é apessoa do trabalhador, qualquer que seja a modalidade do serviço prestado.
O conceito de empregado e empregador encontra-se na Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1ºde maio de 1943, refletindo a realidade brasileira da primeira metade do Século XX.
O ordenamento jurídico condiciona o reconhecimento da relação de emprego ao cumprimento de cinco requisitos. Oprimeiro requisito para essa caracterização de relação exige que a prestação de serviço seja prestada por pessoa física (pessoa natural), dessa forma, pessoa jurídica, qualquer que seja seu regime oucaracterística, está excluída desta hipótese. Segundo requisito necessário exige que o serviço prestado seja de natureza não eventual, ou seja, a atividade prestada pelo empregado deve apresentar ocaráter permanente e o trabalho ser de natureza contínua; lembrando que, no contrato de trabalho é necessário que haja habitualidade na prestação de serviços que, nesse caso, geralmente é prestado todo dia.Terceiro requisito abrange a exigência de que haja a “dependência” do empregado ao empregador, ou seja, a necessidade da existência de um vínculo de subordinação jurídica entre estes como requisitoindispensável à caracterização da relação de emprego. Ao que se refere ao quarto requisito temos a obrigatoriedade do pagamento de salários onde, o empregador, tendo em vista a prestação de serviçocontratada, pague ao empregado um valor pelo serviço realizado. Por fim, o quinto requisito exige que a prestação de serviço seja realizada com pessoalidade, pois o contrato de trabalho é intuitopersonae e não admite que o empregado se faça substituir por um parente ou amigo, por exemplo. Sumariamente, configura-se a relação de emprego quando o empregado, pessoa física, prestar serviços de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Relação de trabalho: princípios, fundamentos e finalidades. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-De-Trabalho-Princ%C3%ADpios-Fundamentos-e/499727.html

MLA

"Relação de trabalho: princípios, fundamentos e finalidades" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-De-Trabalho-Princ%C3%ADpios-Fundamentos-e/499727.html>.

MLA 7

"Relação de trabalho: princípios, fundamentos e finalidades." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-De-Trabalho-Princ%C3%ADpios-Fundamentos-e/499727.html>.

CHICAGO

"Relação de trabalho: princípios, fundamentos e finalidades." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-De-Trabalho-Princ%C3%ADpios-Fundamentos-e/499727.html.