Relação da doença periodontal com a doença cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação da doença periodontal com a doença cardiovascular
Estudos epidemiológicos (relação causa/efeito) indicam que as doenças periodontais (periodontite, gengivite, etc.) são um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A nossa boca é como um espelho pois reflete o estado do nosso organismo, o que faz dela um sistema de alarme essencial. As doenças da cavidade oralmais comuns são as cáries e as doenças periodontais sendo estas tomadas como pontos de referência para determinar o grau de saúde de um individuo.
Muitas doenças sistémicas como a diabetes metllitus, as doenças cardiovasculares e as doenças respiratórias estão relacionadas com infecções orais. Estudos epidemiológicos têm aprovado que as doenças periodontais aumentam o risco de se desenvolverdoenças. Vários investigadores têm investigado o efeito da saúde oral no resto do corpo. A teoria da infecção focal foi publicada em 1891. Esta sugeria que os microorganismos ou os seus produtos residuais infectam locais adjacentes ao local de entrada. Outros defensores desta teoria culpam o foco da infecção por várias doenças sistémicas como a pneumonia, a tuberculose, a sífilis e a meningite. Ateoria do foco de infecção, forneceu dados que apoiam o facto de a doença periodontal ser um factor de risco para a doença cardiovascular, cerebrovascular e respiratória.

As doenças periodontais têm prevalecido ao longo dos tempos, porém não há registo de variações significativas. Foram realizados estudos baseados em evidências clinicas que sugeriam que os danos causados às estruturas de suportedos dentes pela doença periodontal em jovens adultos são irreparáveis, ao passo que na idade adulta média devasta uma grande porção da dentição e priva muitas pessoas de todos os seus dentes, muito antes da velhice, contudo não se pode avaliar os efeitos das doenças periodontais na população geral.
As doenças periodontais inflamatórias são provavelmente as infecções mais comuns no mundo, entreelas podemos destacar a gengivite, que está presente na maior parte dos adultos no mundo, a periodontite moderada e a periodontite avançada. Aceita-se que as doenças periodontais progridem periodicamente, no entanto existem poucos episódios de destruição rápida de tecido. Algumas pessoas têm ocorrências frequentes da doença em muitos locais da boca, enquanto outros manifestam sinais da doença muitomenos agressivos com sinais de gengivite e poderão existir alguns bolsos. O começo e o progresso são influenciados por uma grande variedade de factores e determinantes, incluindo características do sujeito, estatuto social e comportamento geral, factores sistémicos, factores genéticos, factores relacionados com os dentes, composição microbiana da placa dentária e outros factores emergentes.

Asdoenças periodontais têm prevalecido ao longo dos tempos, porém não há registo de variações significativas. Foram realizados estudos baseados em evidências clinicas que sugeriam que os danos causados às estruturas de suporte dos dentes pela doença periodontal em jovens adultos são irreparáveis, ao passo que na idade adulta média devasta uma grande porção da dentição e priva muitas pessoas de todosos seus dentes, muito antes da velhice, contudo não se pode avaliar os efeitos das doenças periodontais na população geral.
As doenças periodontais inflamatórias são provavelmente as infecções mais comuns no mundo, entre elas podemos destacar a gengivite, que está presente na maior parte dos adultos no mundo, a periodontite moderada e a periodontite avançada. Aceita-se que as doenças periodontaisprogridem periodicamente, no entanto existem poucos episódios de destruição rápida de tecido. Algumas pessoas têm ocorrências frequentes da doença em muitos locais da boca, enquanto outros manifestam sinais da doença muito menos agressivos com sinais de gengivite e poderão existir alguns bolsos. O começo e o progresso são influenciados por uma grande variedade de factores e determinantes,...
tracking img