Rel Torio Lago Dudu

651 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA DA CATARINA
Engenharia de Materiais
Disciplina: Técnica em Aquisição e Tratamento de Dados
Professor: Alexandre Lago

ANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM CUBO SOBRE UM PLANO INCLINADO

Luís Eduardo de Faria Trichês
Florianópolis, Julho de 2012
Resumo
Neste relatório, analisarei um experimento solicitado, envolvendo um cubo de massa m, que desliza sobre um plano inclinado, com diferentes tipos de superfícies ( seca e molhada) e inclinações (30°, 60°...). O cubo está preso por uma corda que não interfere na sua descida e faz parte de um sistema composto por um sensor, que apresenta uma respectiva voltagem para cada distância percorrida por ele.

(Demonstração do experimento)

Objetivo
O objetivo deste experimento é interpretar dados obtidos e analisar por meio deste relatório, através de gráficos e funções, o fenômeno de deslizamento de um cubo sobre um plano inclinado e os fatores que o influenciam, tais esses como: velocidade, deslocamento, tipo de superfície (seca ou molhada), inclinação, entre outros.

Introdução
Através deste relatório, irei expôr o meu estudo feito sobre o movimento de deslizamento de um cubo sobre um plano inclinado. Com a ajuda de fórmulas físicas e matemáticas além do software Excel, terei como meta demonstrar de maneira clara e objetiva, os fatores, e o quanto eles influenciam no deslocamento deste sólido sobre o plano.

Parte 1
Efetuando a calibração do sensor, e observando os valores obtidos, foi possível perceber uma relação entre o sinal(y) e a posição do cubo(x), pois estes aparecem de forma linear, ou seja, pertencem a uma função de primeiro grau. Logo, se supormos que se trata de uma função do tipo y= ax + b, e sabendo que o valor inicial de b é aproximadamente 0,6, podemos encontrar a, apenas variando y sobre x, e dessa forma obtendo a função y= 4,45x + 0,6.
Parte 2
Com os valores do sinal correspondente ao tempo em que o cubo demora a se situar em determinada posição

Relacionados