Rel torio Aula Pr tica Carboidratos 2

1204 palavras 5 páginas
ASSUNTO: CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS

1. INTRODUÇÃO:
Os carboidratos ou sacarídeos são a principal fonte de energia dos organismos vivos e abrange desde o açúcar comum (sacarose) até compostos muito complexos como, por exemplo, o amido. São compostos que contem átomos de C, H e O, um grupo aldeído ou cetona e grupos hidroxila. Eles podem ser classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os Monossacarídeos são os carboidratos mais simples e não hidrolisáveis. Os mais comuns são os açúcares de três (trioses), cinco (pentoses) e seis carbonos (hexoses). Os Oligossacarídeos são formados de 2 até 20 monossacarídeos unidos por ligação glicosídica que pode ser desfeita pela adição de água (reação de hidrólise) catalisada por um ácido ou enzima. Os mais comuns são os dissacarídeos constituídos de duas subunidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. A sacarose é um dissacarídeo presente na cana-de-açúcar formado por uma molécula de glicose e frutose. Os Polissacarídeos são longas cadeias (polímeros) de monossacarídeos (acima de 20) unidos por ligação glicosídica. Os polissacarídeos amido, glicogênio e celulose são os mais abundantes nos organismos vivos.

2. OBJETIVO GERAL: Ao final da prática, o aluno deverá ser capaz de executar testes para o reconhecimento de carboidratos.

3. MATERIAL:
3.1. Vidraria e outros utensílios:
Tubos de ensaio
Pipetas graduadas
Pipetas Pasteur plástica
Béqueres
Lamparinas
Copos plásticos
Bastão de vidro
Espátula
Proveta

3.2. Reagentes
Soluções de carboidratos a 1% (glicose, amido, sacarose e maltose).
Solução de Lugol (iodo a 5% em iodeto de potássio a 10%);
Reagente de Benedict (solução contendo citrato de sódio a 17,3%, carbonato de sódio anidro a 10% e sulfato cúprico pentaidratado a 1,73%).
Leite, mel, amido de milho, açúcar comum, adoçante.

4. TESTE DE BENEDICT

Os monossacarídeos podem ser oxidados por agente oxidantes suaves como íons férricos (Fe+3) e cúpricos (Cu+2). O grupo

Relacionados

  • hmhhh
    51673 palavras | 207 páginas
  • Direito do Consumidor
    317421 palavras | 1270 páginas
  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas