Rel Meso3

1744 palavras 7 páginas
1-INTRODUÇÂO A compactação e um processo mecânico de aumento da densidade dos solos. Esse processo e usado em várias obras engenharia como aterros, paviementação, barragens de terra, preenchimento dos espaços vazios em muros de arrimo. Existem diversas formas para se realizar a compactação do solo a técnica escolhida para compactação vai características do solo e do tipo da obra de se ela de grande, médio pequeno porte, da densidade do solo a ser obtida e do quantidade de agua existente no solo. Um solo compactado apresenta maior resistência e rigidez, porem apresenta menor permealidade.
A compactação dos solos e um processo muito útil na engenharia uma vez essa técnica permite reduzir o volume de vazios do solo que leva o aumento da sua resistência. Essa técnica e muito usada para solo que serão usados em aterros uma vez que solo para o aterro incialmente encontra descompacto. A compactação torna o aterro mais homogêneo, melhora as suas características de resistência, deformidade e permeabilidade. A umidade e muito importante na realização do precesso de compactação porque a compactação e feita com umidade abaixo da adequada o atrito entre as partículas é maior reduzindo assim o grau de compactação, quando a umidade e alta aqua provoca um efeito de lubrificação entre as partículas que se acomodam num arranjo mais compacto. Como a compactação não reduz o teor de agua a umidade permanece constante, o aumento de densidade e provocado pela redução de volume com a eliminação dos vazios. Quando o volume de agua de um solo e muito elevado a compactação não consegue expulsar o ar dos vazios já que o ar esta ocluso, ou seja envolto por agua. Assim o solo precisa esta na umidade ótima para que o ensaio seja feito.
A umidade ótima de compactação é mediada em laboratório através da medida da massa específica do solo em diferentes umidades, quando esse é compactado num determinado molde o cilindro de Proctor. O ensaio de compactação é permite a correlacionar o

Relacionados