Rel Fis2 N 3 Poder Das Pontas

1709 palavras 7 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FÍSICA LABORATORIAL II
EVANDRO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A IONIZAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE AR NUM CAMPO ELÉTRICO (VENTO ELÉTRICO)
PODER DAS PONTAS (TORNIQUETE ELÉTRICO)
ENGENHARIA 2B
ANDRÉ LUIZ VIEIRA FUSCO - 15276033
VINICIUS ALMEIDA - 14276031
MIGUEL SOARES MOREIRA - 14275087
RESENDE, 27 DE ABRIL DE 2015.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA
A IONIZAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE AR NUM CAMPO ELÉTRICO (VENTO ELÉTRICO)
PODER DAS PONTAS (TORNIQUETE ELÉTRICO)
ROTEIRO 03
RESENDE, 27 DE ABRIL DE 2015.

1. INTRODUÇÃO
O poder das pontas é o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como os para-raios e as antenas. Ele foi utilizado por Benjamin Franklin, em 1752, em sua famosa experiência da pipa, que deu origem ao para-raios. Ele pode ser feito com um catavento elétrico ou um torniquete eletrostático.
O forte campo elétrico "quebra" o ar ao redor da nuvem, permitindo que a corrente flua numa tentativa de neutralizar a separação de carga. Então essa quebra do ar cria um caminho que provoca um curto-circuito na nuvem/terra como se houvesse uma longa vara de metal conectando-as. Quando o campo elétrico se torna muito forte, as condições são perfeitas para o início da quebra do ar. O campo elétrico faz com que o ar ao seu redor se separe em íons positivos e elétrons, assim o ar fica ionizado. Essa ionização significa que os elétrons e os íons positivos estão mais afastados do que estavam em sua estrutura molecular ou atômica original. A capacidade ou liberdade de movimentação dos elétrons é o que faz com que qualquer material seja um bom condutor de eletricidade.
Ponta é uma região muito curva. E a eletricidade se acumula mais nas regiões mais curvas, portanto quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulo de carga elétrica. Numa ponta a densidade elétrica é sempre maior do que nas regiões não pontudas. Há três fatos conhecidos como “poder das

Relacionados