Relátorio aula pratica

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2011
INTRODUÇÃO

Brix é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose. A escala Brix é utilizada para medir a quantidade aproximada na indústria de açúcar. Aescala de brix, criada por Adolf F. Brix (1798 - 1870), foi derivada originalmente da escala de Balling, recalculando a temperatura de referência de 15,5 °C.
A quantidade de sólido solúvel é o totalde todos os sólidos dissolvidos em água, começando com açúcar, sal, proteínas, ácidos etc...
E os valores de leitura medido é a soma de todos eles. Uma solução de 25 °Brix tem 25gramas do açúcar dasacarose por 100gramas de líquido.Ou, para colocar de outra maneira, é 25gramas do açúcar da sacarose e 75gramas da água nos 100gramas da solução.O instrumento usado para medir a concentração desoluções aquosas é o refratômetro.
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH também conhecido como
pHmetro que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetrocom uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".
O pHpode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise.A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado demetila e o azul de bromofenol.
Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa deviragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencialhidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

Equipamentos

– Refratômetro
– pHmetro

Materiais e Vidrarias

– 01 béquer de 100ml por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de aula pratica
  • Relatorio de aula pratica; lipideos
  • Relatório de aula pratica-ecologia
  • Relatório aula pratica Quimica
  • Relatório de Aula Prática
  • Relatório aula prática
  • Relatório de aulas praticas de bcm
  • Relatório de aula pratica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!