ReinventandoMo ambique

5204 palavras 21 páginas
REINVENTANDO MOÇAMBIQUE:
ESTRATÉGIAS DE MARKETING TURÍSTICO PARA MAPUTO
NAVALSHANKAR, Dilip, NHATITIMA, Victor, YOSSUF, Adam

1 - INTRODUÇÃO
Este projeto teve como objetivo elaborar um planejamento de marketing visando a promoção do desenvolvimento sócio-econômico da cidade e da província de Maputo,
Moçambique, através do turismo.
Para tanto, tornou-se necessário identificar e avaliar a demanda e o fluxo turístico, definir o mercado alvo a ser atraído, definir o posicionamento de Maputo no circuito turístico internacional, efetuar o levantamento dos atrativos turísticos na província de Maputo e propor estratégias que incentivasse o turismo sustentável.
A partir da análise do ambiente externo – oportunidades e ameaças – e do ambiente interno – pontos fortes e fracos - e a sua relação com o mercado turístico interno, regional e internacional foi desenvolvido o planejamento estratégico apresentado neste artigo.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico pode ser definido, segundo TAVARES (1991), como sendo um processo de formulação de estratégias para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças ambientais, otimizando pontos fortes e minimizando os pontos fracos da organização para o alcance da sua missão.

Este processo é desenvolvido para alcançar uma situação desejada de uma maneira mais eficiente e eficaz, possibilitando, assim, uma melhor concentração de esforços e recursos.
Desenvolvem-se, então, processos, técnicas e atitudes administrativas, que proporcionem condições para se avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos estratégicos. Basicamente, o planejamento procura reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e provocar o aumento de probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos.

1

O planejamento estratégico implica o processo de análise do ambiente e do sistema organizacional, na elaboração de filosofias e políticas, na escolha de objetivos, no

Relacionados