Reino unido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Unido

Apesar da supremacia dos Estados Unidos, a nova ordem mundial conta com outros pólos econômicos significativos. Podemos verificar que, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, osdemais países que estudaremos a partir deste capítulo fazem parte do G-7 e devem seu desenvolvimento econômico principalmente ao fato de terem tido condições de realizar a Revolução Industrial, entreos séculos XVIII e XIX. São eles: Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Canadá, Japão e Estados Unidos.

Reino Unido

O pioneiro da indústria, atividade que mudou radicalmente a economia do mundo,foi o Reino Unido. Localizado no Noroeste da Europa e formado pela Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia) e Irlanda do Norte, o Reino Unido já foi o centro do maior império colonial domundo. Principal potência mundial até o final da Segunda Guerra, o país apresenta hoje o quinto PIB do planeta e o terceiro da Europa, perdendo para a França e a Alemanha, nesse continente.
As condiçõesiniciais
Condições econômicas (acumulação de capital no mercantilismo), políticas (controle do Estado pela burguesia), técnicas (invenção da máquina a vapor) e recursos naturais (jazidas de carvão)permitiram ao Reino Unido realizar a Revolução Industrial, processo que alterou profundamente a economia mundial a partir do século XVIII.

O império colonial e as "regiões negras"

O êxodo rurale o crescimento das cidades vieram como consequência das indústrias que, a princípio, se localizaram próximo às jazidas de carvão e aos portos. Por esse motivo, essas áreas eram chamadas de "regiõesnegras", numa alusão ao pó do carvão que deixava tudo escuro. As principais "regiões negras" eram Yorkshire, Lancashíre, Midlands, País de Gales e Glasgow. Os tipos de indústria mais encontrados eram âsiderúrgica, a têxtil, a naval e a de material ferroviário. A necessidade de matéria-prima e a busca de novos mercados levaram à formação do Império Britânico, no qual, dizia-se, "o sol nunca se...
tracking img