Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Protista

O Reino Protista é composto por protozoários, algas e alguns seres semelhantes aos fungos.

Tipo de célula: Eucariontes.
Níveis de organização celular: Em sua maioria sãounicelulares, porém existem formas pluricelulares de organização simples.
Tipo de nutrição: Os protozoários amebóides são seres heterotróficos que se alimentam de pequenos organismos, a exemplo algas,bactérias, diatomáceas, outros protozoários, rotíferos e vermes. A captura desse alimento se dá como na maioria, um jeito característico deste grupo: utilizando os pseudópodes e ingerindo por fagocitose.Nas amebas, os pseudópodes envolvem a presa por completo, até formar uma espécie de vacúolo alimentar. Já nos foraminíferos, radiolários e heliozoários, os muitos pseudópodes radiais que possuem sãoverdadeiras “emboscadas” para presas desavisadas. De maneira que, ao entrar em contato com eles, essa presa é logo aderida e neutralizada, provavelmente por toxinas presentes nos pseudópodes. Essasestruturas também têm enzimas que entram em ação para iniciar o processo de digestão da presa. Então finalmente o “vacúolo alimentar” se move de volta para dentro.
Na verdade, a digestão irá ocorrer defato somente no córtex. Já a ingestão (exocitose) pode acontecer em qualquer ponto, desde que seja na superfície corporal, exceto nas amebas que ocorre na parte traseira.

Características dosprotozoários
* Primeiro grupo em que se verifica a ocorrência de mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi bem desenvolvidos.
* Apresentam citoesqueleto e em geral têmum único núcleo.
* Predominantemente aquáticos.
* Apresentam um mecanismo por meio do qual conseguem estabelecer o controle osmótico de sua célula.
* Apresentam vacúolo pulsátil.
*Vida livre ou parasitária.

Importância econômica: A importância econômica das algas verdes resulta da utilização como alimento, no caso de espécies marinhas, e na extração de beta-caroteno. O...
tracking img