Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Protista
[pic]
O reino protista é o táxon onde estão compreendidos os protozoários, unicelulares eucariontes. Estão organizados taxonomicamente da forma abaixo:
• Filo Apicomplexa
• Filo Axostylata
• Filo Bacillariophyta
• Filo Chrolophyta (algas verdes – clorófitas – também classificado no Reino Plantae)
o Ordem Volvocida
• Filo Chrysophyta (algasdouradas – crisófitas)
• Filo Choanozoa
o Classe Choanoflagellata
• Filo Euglenozoa
o Classe Kinetoplastida
• Filo Ciliophora
• Filo Dinoflagellata Filo Rhizopoda (rizópodes, amebas)
o Protozoários Actinópodes (radiolários e heliozoários)
o Nutrição e Reprodução de Protozoários Amebóides
• Filo Phaeophyta (algas pardas – feófitas)
•Filo Foraminifera
• Filo Retortamonada
• Filo Rhodophyta (algas vermelhas – rodófitas)










Reino Protista

Os protistas podem, numa perspetiva evolucionista, ser considerados como um reino de transição. Esta posição baseia-se na hipótese de que os protistas foram as primeiras células eucarióticas e na sequência deles surgiram os diretos ancestrais da evolução das maisavançadas formas de vida: fungos, plantas e animais. Contudo, muitos investigadores não aceitam esta hipótese.
Os protistas são organismos eucariontes, unicelulares ou coloniais, com membrana nuclear e organelos. Estes, como, por exemplo, as mitocôndrias e os plastídeos, têm membranas complexas. A mitose nestas células ocorre da mesma maneira que nas outras células eucarióticas. Possuem cílios ouflagelos, com idêntica estrutura à encontrada nas outras células eucarióticas.
Constituem um grupo extremamente heterógeneo, com formas muito diversas.
De um modo geral, reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou divisão múltipla. Alguns, contudo, apresentam ciclos sexuais com meiose e fusão de gâmetas. Neste caso, o zigoto é geralmente uma célula resistente, em vida latente nos períodos defrio e de seca.
De acordo com o seu modo de nutrição e outras características, são agrupados segundo categorias:
- protozoários, que têm motilidade e ingerem os seus alimentos como os animais;
- algas, que são fotossintéticas e portanto autotróficas;
- mixomicetos, que são semelhantes aos protozoários, especialmente às amibas, sendo o seu modo de nutrição dominante a fagocitose.
Do reino dosprotistas fazem parte cinco filos: Protozoa (Protozoários), Euglenophyta (Euglenófitas), Crysophyta (Algas douradas), Pyrrophyta (Algas de fogo) e Gimnomycota (Mixomicetos).



Como referenciar este artigo:
Reino Protista. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-03-01].
Reino de seres vivos que reúne os protozoários, organismos heterotróficos que podem obterseus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.

No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.

Anteriormente esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora. Porém, atualmente são considerados cerca de dezesseisfilos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.

Em função da complexa caracterização desses filos, realizada com base na comparação entre as sequências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultraestrutura celular, os protozoários são simplificadamente classificados em:

Protozoários ameboides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Naclassificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.

Protozoários flagelados - locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.

Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios....
tracking img