Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I.Reino Protista.

2. Explique o significado dos termos protozoários e algas e dê exemplo de organismos que poderiam ser assim denominados.
Protozoário vem do Grego Prôtos (primeiro) + Zôon (Animal). Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica.Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.
Exemplo: Trypanosoma cruzi.
As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista, sendo a Ficologia (fico = algas; logia = estudo) o ramo da biologia que estuda esses seres: unicelular oumulticelular (filamentosas), eucariontes, fotossintetizantes e viventes em ambientes de água doce (rios, lagos ou superfícies úmidas) ou salgada (mares e oceanos).
Exemplo: Alga Parda.
4. Explique a função dos vacúolos contráteis ou pulsáteis nos protistas de água doce e diga por que eles raramente ocorrem nos protistas marinhos e nunca ocorrem nos protistas parasitas.
Os vacúolos contráteis oupulsáteis estão presentes nos protozoários de água doce e são responsáveis pelo equilíbrio osmótico ao eliminarem o excesso de água nas células. Como estes protozoários são hipertônicos com relação ao meio que habitam, suas células absorvem água por osmose. Essa água é encaminhada para o vacúolo contrátil, que se contrai e bombeia o excesso de água para o exterior. Em algumas espécies, este tipo devacúolo atua também como auxílio na excreção ou na locomoção.
Os protozoários marinhos, assim como os parasitas, não possuem esta organela, pois são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à d'água salgada.





6. Esquematize agora o ciclo de vida do Trypanosoma cruzi.


8. Analise a transmissão das diferentes doenças humanas causadas por vírus bactérias eprotistas e redija um texto sobre a importância do conhecimento dos ciclos de vida desses parasitas.
É muito importante que tenhamos conhecimento não apenas do ciclo de vida das bactérias, vírus e parasitas, mas também da forma de contagio e da prevenção. Sabemos que as doenças causadas por esses seres se não tratada adequadamente pode levar a morte. Então saber como eles se desenvolvem, sereproduzem é essencial para prevenção da saúde.
II.Reino Protista.
2.Represente com um esquema a reprodução assexuada em diatomáceas.
Reprodução vegetativa: Ocorre através de divisão binária, porém logo após a divisão, uma das células é um pouco maior que a outra.





Reprodução espórica: Formam esporos chamados estatosporos em condições adversas no ambiente.
4.Explique o que é marévermelha e cite dois grupos de protistas responsáveis por esse fenômeno.
R=O fenômeno da maré vermelha, provocado pelo excesso de algas microscópicas.
A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar.
As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.
Dependendo daespécie de alga, a mancha pode adquirir coloração vermelha, marrom, laranja, roxa ou amarela. Uma vez que a água nem sempre fica vermelha, o termo "maré vermelha" vem sendo substituído por "floração de algas nocivas" ou simplesmente "FAN".
Alguns grupos responsáveis por esses fenômenos são Alexandrium, Pyrodinium e Gymnodinium



6.O que são florestas de Kelps?
Os Kelps são algas castanhasgigantescas de águas frias e ricas em nutrientes, que formam florestas subaquáticas de enorme dimensão e com grande diversidade, chegando aos 65 metros de altura.
8.Alguns pesquisadores referem-se ao fitoplâncton que ocorre no mar como o “pasto marinho”. Justifique essa afirmação.
Os fitoplânctons são a base da cadeia alimentar, uma vez que são o alimento dos organismos de origem animal que...
tracking img