Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O REINO PROTISTA
Os protistas são organismos inferiores, uni- celulares, eucariontes (com núcleo bem individualizado pela presença de cariomembrana) e que até algum tempo atrás se distribuíam, nos sistemas de classificação, pelos reinos Animal e Vegetal. Nestes seres, a membrana celular não possui reforço celulósico, mas pode ter impregnações de outras substâncias. O citoplasma já possui algumasestruturas membranosas, como reticuio endoplasmático, vacúolos, mitocôndrias e plastos, embora nem sempre estejam todas elas presentes no mesmo indivíduo. Alguns são autótrofos fotossintetizantes, outros sâo heterótrofos de vida livre ou parasitária. A maioria é portadora de organelas de locomoção, como pseudòpodos, cilios e flagelos, notando -se que estes últimos já têm a estrutura 9 + 2 (verestrutura flagelar).
O Reino Protista compreende os filos :
1.)Protozoa (protozoários),
2.)Euglenophyta (euglenas),
3.)Chrysophyta (as clássicas algas diatomáceas),
4.) Pyrrhophyta (dinoflagelados) ;
5.) Gymnomycota (mixomicetos). Com a exceção das crisófitas, que eram estudadas em Botânica, os outros três filos pertenciam não faz muito tempo ao campo de estudo da Zoologia. Mas haviamuita discussão a respeito.

Filo Protozoa (protozoários)
Organismos microscópicos, unicelulares, os protozoários podem viver isolados ou em colônias simples. Todos são heterótrofos, mas alguns têm vida livre, enquanto outros realizam o parasitismo. Raras espécies são comensais, Reprodução assexuada, geralmente por cissiparidade ou por gemulação. Entre paramécios, ocasionalmente ocorre aconjugação, considerada uma forma primitiva de reprodução sexuada.
A maioria dos protozoários pode se apresentar sob duas formas, conforme as circunstâncias: a forma trofozolitica, característica da espécie, e a forma cística, que é sempre esférica e se constitui num recurso de defesa ou proteção, quando o meio se torna inóspito, ou ainda no periodo de reprodução.
A classificação dos Protozoa se baseiaprincipalmente nos meios de locomoção:
1. Classe Rhizopoda ou Sarcodina
Movimentam-se por meio de seudópodos.Realizam a fagocitose para a captura de alimentos. Suas espécies mais conhecidas são as amebas. Há amebas de vida livre na água (Ameba proteus), amebas comensais do tubo digestivo dos animais (Entamoeba coli) e amebas parasitas intestinais do homem (Entamoeba histolytica).

2. ClasseMastigophora ou Flagellata
Compreende protozoários que se movimentam por meio de flagelos. O número de flagelos é variável nos indivíduos de acordo com as espécies. Os tripanossomos possuem apenas um; as tricomonas apresentam seis; as giárdias, oito; as triconinfas possuem dezenas, A maioria mantém a sobrevivência à custa do parasitismo. Todavia, a Trichonynpha aggillis é dotada de numerosíssimosflagelos, e vive internamente nos intestinos de cupins e baratas, em mutualismo com esses insetos, decompondo os materiais por eles ingeridos.

3. Classe Ciliophora Protozoários portadores de cílios numerosos, com dois ou mais núcleos e quase todos de vida livre, infusórios, saprobiontes ou comensais. O exemplo mais conhecido é o paramécio. A única espécie parasita do homem é o Balantidium coli,causador de disenteria (cuidado para não pronunciar a palavra erradamente: "desinteria").

4. Classe Sporozoa : Os esporozoários são protozoários desprovidos de qualquer forma de organela de locomoção. Sito todos parasitas, geralmente parasitas do sangue e não têm movimentos próprios. Penetram nas hemácias (que estão em constante movimento ao redor deles) e nelas se reproduzem, rompendo-as parareinfectar outras. São, por isso, qualificados como hemosporideos. O exemplo mais importante é o do gênero Piasmodium ( Ex.P. malariae, causador da malária humana e transmitido por meio do mosquito A nopheles sp. Os Sporozoa passam por um ciclo reprodutivo Com uma fase sexuada, no mosquito, e uma fase assexuada, no sangue humano. Há doenças parecidas no boi e no cão produzidas por esporozoários...
tracking img