Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino protista
Definição
Os protozoários são seres unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca. (São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção, produção deenergia, etc.), por isso, por muitos anos, foram considerados “animais unicelulares”. Eles ainda podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, emterras úmidas ou ainda dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podem causar doenças ao homem.

Classificação
Rizópodes
A ameba é um ótimo exemplo deprotozoário. Obtêm alimentos através do processo chamado fagocitose, e digere o alimento nos vacúolos digestivos.
A densidade do seu citoplasma é maior que a da água que o envolve no ambiente, porisso ela tem que periodicamente realizar a osmose, que é fazer o equilíbrio de água dentro do organismo. Para isso, ela utiliza os vacúolos pulsáteis para expulsar a água em excesso.
Ciliados
Osciliados recebem este nome pois se movem com o auxílio de cílios, que estão em toda a superfície do protozoário. Este tipo aparece geralmente em água doce e salgada, e onde existe matéria vegetal emdecomposição. Eles executam também outro tipo de reprodução, chamado de conjugação (sexuada), onde uma célula transmite material genético para outra célula, ocasionando uma variabilidade genética, o que éessencial para qualquer tipo de ser vivo. Depois da conjugação, as células realizam a reprodução assexuada.
Flagelados
Os flagelados são de vida livre e muitos deles são parasitas de humanos, como:Trichomonas vaginalis – fica alojado no aparelho reprodutor humano, geralmente nas mulheres. Provoca muita coceira, ardência e corrimento, a Tricomoníase.
Giardia lamblia – causa a giardíase, nointestino. Os sintomas são náuseas, cólicas, diarreia, etc.
Esporozoários
No grupo dos esporozoários encontram-se os protistas que não têm qualquer tipo de sistema de locomoção. Todos eles são...
tracking img