Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Plantae













São Pedro de Alcântara, Setembro de 2012

Introdução
Neste trabalho iremos relatar características do reino plantae e seus aspectos gerais também citando contextos e características das algas pluricelulares, briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas, Angiospermas. Mostrando suas importâncias para a sobrevivência de muitos organismos vivosem todo o mundo e ajudando na manutenção da natureza.






















Reino Plantae
O Reino Plantae compreende seres eucariontes, pluricelulares, autotróficos, que realizam fotossíntese.
A exemplo dos animais, o organismo vegetal é constituído por células. Contudo, sua organização é bastante diferente. Se seus órgãos têm funções paralelas àsdos sistemas animais, o mesmo não pode se dizer da sua estrutura.
Em relação aos animais falamos em sistemas digestório, respiratório, reprodutor, etc.; no que diz respeito às plantas, tratamos de órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente.
A classificação dos vegetais possui ligeiras diferenças em relação à classificação animal. Ao invés de usar o termo Filo, usa-se otermo Divisão. Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua auto-suficiência alimentar, eles conseguiram conquistar o ambiente. É através das plantas que a vida no planeta se mantém.

Algas Pluricelulares

Alga é uma palavra que vem do latim e significa “planta marinha”. Mas nem todas as espécies de algas são plantas na atual classificação dos seres vivos e nem todaselas vivem no mar. Uma característica comum em todas elas é a presença de clorofila em suas células.
As algas não possuem tecidos e órgãos especializados. Sendo assim, não tem raiz, caule, folha e nem flor; seu corpo é um talo, e, por isso, são chamadas de talófitas. Existem algas pluricelulares de diferentes formas e tamanhos. Elas podem ter a forma de filamentos, lâminas ou ramos. Muitas vezes,tem a forma de uma folha. Mas, se as examinarmos no microscópio, veremos que elas não apresentam a estrutura das folhas verdadeiras. Como vivem As algas são encontradas em muitos lugares: nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas. Elas podem viver fixas, por exemplo, no fundo dos mares, dos rios e sobre rochas. Podem também flutuar naágua; neste caso, podem possuir bolinhas como bóias e não as deixam afundar. As algas absorvem os sais minerais de que precisam através de toda a superfície de seu corpo.

Briófitas
Briófitas pertencem ao reino Plantae e, desta forma, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seupequeno porte. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.
São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos pólos da Terra. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; sendo os indivíduos do primeiro os mais conhecidos por nós.
As briófitas dependemda água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozóides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta (oosfera). Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião. O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e dá origem ao esporófito. Em sua cápsula, desenvolvem-se esporos, a partir de meioses sofridas pelas células-mães.Estes são liberados após certo período, e o esporófito morre. Encontrando condições propícias, os esporos desenvolvem-se, formando protonemas. Estes crescem e dão origem ao musgo adulto que, mais tarde, dará continuidade a este ciclo.
Pteridófitas
O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas...
tracking img