Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Reino Plantae abrange eucariontes, autótrofos e pluricelulares e todos com capacidade de realizar fotossíntese para elaborar o alimento de que precisam, transformando a energia da luz em energia química.
Tentar-se-á reunir neste trabalho uma pesquisa sobre a estrutura das plantas com conhecimentos superficiais, mas com aprofundamento suficiente para estudos colegiais.

1.Descreva fotossíntese, levando em consideração: hormônios, movimentos e fotoperioidismo.

A fotossíntese é o fenômeno em que os seres clorofilados produzem substâncias orgânicas a partir de gás carbônico, água e energia luminosa. É o fenômeno que por sua importância, caracteriza o Reino Vegetal.
Processo responsável pela produção de matéria orgânica à custa de energia luminosa, à fotossínteseocorre quando a planta absorve luz (energia radiante) e dela obtém a energia química, que lhe permite transformar o gás carbônico do ar atmosférico em matéria orgânica. Portanto, a fotossíntese se torna um processo fundamental, tanto para os seres fotossintetizantes quanto para os seres heterótrofos, incapazes de sintetizar seu próprio alimento. Os seres clorofilados constituem assim, as “fabricasde alimento do planeta”.
A fotossíntese contribui também para a manutenção das taxas de gás carbônico e de gás oxigênio na atmosfera.
As folhas são normalmente os órgãos-sede da fotossíntese, fenômeno que pode ser representado pela equação geral:


A velocidade da fotossíntese é influenciada por diversos fatores. Esses fatores podem ser externos, como adisponibilidade de gás carbônico e de água, a luminosidade e a temperatura, entre outros. Podem ser também internos, como o grau de abertura dos estômatos, o teor de clorofila nas folhas, entre outros.
A atmosfera contem cerca de 0,04% de gás carbônico. Considera-se que essa taxa constitui um fator limitante da fotossíntese, principalmente em plantas terrestres, uma vez que se encontra além do requerido porelas. Por isso, em certas estruturas, costuma-se promover a chama “adubação carbônica”, técnica que consiste em aumentar o teor de gás carbônico na atmosfera da estufa, de maneira que contribua para o aumento da taxa de fotossíntese.
A temperatura é especialmente importante na fotossíntese, pela influencia que exerce na atividade das enzimas que atuam nesse processo. Assim, a velocidade dafotossíntese é máxima em uma determinada faixa térmica. Em temperaturas muito baixas, as taxas de fotossíntese são pequenas, porque as enzimas se encontram pouco ativas. Já em temperaturas muito elevadas, a fotossíntese pode ser anulada por causa da desnaturação enzimática.
Na natureza, a luz raramente constitui um fator limitante da fotossíntese para as plantas terrestres, ao contrario do queocorre com o gás carbônico.
Na fotossíntese, a luz constitui fonte de energia para a formação de ATP e NADPH2, substâncias que participam ativamente da conversão do gás carbônico em glicose. Por isso, quando a disponibilidade da luz é baixa, a taxa de fotossíntese é muito pequena; aumenta-se a intensidade da fotossíntese, até a planta ficar luminicamente saturada.
O ponto de compensação luminosocorresponde à taxa de luz em que a atividade fotossintetizante é igual à atividade respiratória. Isso significa que, nesse ponto, a planta consome na respiração uma quantidade de gás oxigênio equivalente à produzida na fotossíntese; ou que consome na fotossíntese uma quantidade de gás carbônico equivalente à liberada pela respiração.
Uma planta encontra-se acima do ponto de compensação quando aintensidade da luz disponível é tal que a fotossíntese supera a respiração. Por outro lado, a planta está abaixo do ponto de compensação quando a atividade respiratória supera a atividade fotossintetizante, em virtude da carência de luz.
Quanto ao ponto de compensação luminoso, as plantas dividem-se em dois grupos: as Heliófitas, também chamadas de Plantas de Sol, são as que apresentam elevado...
tracking img