Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução 
O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitostipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.

Origem e Classificação das plantas

As plantas são organismos eucariontes fotossintetizantes, multicelulares, com diferenciação detecidos.
Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta principalmentede celulose e a presença de clorofila a e b em seus cloroplastos.
Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, surgiram algumas características que se mantiveram por seleção natural, poisse revelaram muito adaptativas á vida no ambiente terrestre, possibilitando a expansão das plantas nesse ambiente. Duas dessas características, de grande importância, são:
* Camada de célulasestéreis envolvendo e protegendo os gametângios (estruturas formadoras de gametas); tal camada não ocorre nos gametângios das algas.
* Retenção do zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimentoembrionário dentro do gametângio feminino, conferindo grande proteção ao embrião.
Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:
* Criptógamas (cripto= encondido; gamae=gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Exemplos: musgos e samambaias;
* Fanerógamas (fânero= visível): plantas que possuem estruturas produtoras de gametasbem visíveis. Todas desenvolvem sementes e por isso são também denominadas espermatófitas (sperma= semente). Exemplos: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.
As criptógamas dividem-se em doisgrupos:
* brigófitas: criptógamas que não possuem vasos especializados para o transporte de seiva; são plantas de pequeno porte. Exemplos: musgos e hepáticas;
* pteridófitas: criptógamas que...
tracking img