Reino Plantae e caracteríticas das plantas

600 palavras 3 páginas
O Reino Plantae ou Vegetal (confira mais sobre os reinos no site Classificação dos Seres Vivos), tem como componentes organismos eucariontes, pluriceulares, e autotróficos. Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Plantae, arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas etc.

Eucariontes: São vegetais que possuem células eucariontes, ou seja, que tem núcleo envolvido por uma membrana nuclear, que o separa do citoplasma, e vários tipos de organelas.

Pluricelulares: Os vegetais são pluricelulares, pois são formados por um conjunto de células, e não somente uma, como as bactérias e os vírus.

Autotróficos: Produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, por isso são conhecidos como autotróficos. Mas como em tudo há uma exceção, existem as plantas que dependem da seiva de outras para obter nutrientes, são as Plantas Parasitas. A cadeia alimentar, é um sequência, um ciclo, onde os seres vivos servem de alimento à outros. E as plantas são a base da cadeia alimentar, são os “produtores”. Por serem autotróficos, não precisam se alimentar de outro ser vivo, mas servem de alimento aos animais herbívoros, fungos, bactérias, e protistas, além de serem usadas como abrigo. Sem elas não existiria a sobrevivência dos animais herbívoros e carnívoros, nem a produção de oxigênio, deixando de existir vida.

Nutrição das Plantas

As plantas, com exceção das plantas carnívoras, retiram sais minerais e água do solo, gás carbônico do ar, absorvem energia solar, e através da capacidade de fotossíntese, produzem a energia química e matéria necessárias para viver, e crescer. Portanto, direta ou indireitamente, a fotossíntese é essencial, pois supre todas as necessidades alimentares.

Reprodução das Plantas

As plantas se reproduzem tanto assexuadamente como sexuadamente, dependendo do seu gênero.

Assexuadamente: uma única célula se divide, formando duas células idênticas. Não há recombinação

Relacionados

  • Botânica
    1163 palavras | 5 páginas
  • Os seres vivos são divididos em três Domínios a saber: Archaea, Bacteria e Eukarya. Quais os tipos de células encontradas nesses domínios e quais são os reinos incluídos em cada um deles?
    15512 palavras | 63 páginas