Reino fungi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No reino fungi é onde ficam os fungos, organismos geralmente macroscópios (que podem ser vistos à olho nu),eucariontes, heterótrofos. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo,orelha de pau, leveduras e ocogumelo. São estudados pela Micologia. Existem quatro grupos principais de fungos:
Ascomycetes (ascomicetos) → assim chamados em razão do processo de reprodução sexuadaformando sacos, conhecidos cientificamente como ascos (daí a origem do nome), que posteriormente se transformam em esporos.
Phycomycetes (ficomicetos) → são os fungos mais simples, semelhantes a uma alga,contendo esporos dotados de flagelos.
Basidiomycetes (basidiomicetes) → formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, cuja base encontra-se fixa ao corpo de frutificação.
Deuteromycetes(deuteromicetes) → ou fungos imperfeitos, com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo a grande maioria parasita causadores de doenças.
Estrutura
Os fungos são compostos por Hifas, quesão filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes.
Alimentação
Os fungos não possuem clorofila, como nasplantas, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprio alimento. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima, Essas enzimas digerem moléculasorganicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas
Existem dois nichos ecológicos para os fungos: decompositores e parasitas. A diferença entre os dois é que osparasitas se fixam em organismos vivos, enquanto os decompositores se fixam em organismos mortos.. O primeiro, libera uma substância pegajosa à sua volta, onde moscas e pequenos insetos ficam presos esão digeridos pelas exoenzimas. O segundo, o fungo libera substâncias tranquilizantes que imobilizam as minhocas.
Fungos Unicelulares
À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico....
tracking img