Reino fungi - ciclo de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. B Ildefonso Linhares

Ciclo de vida dos Fungos

Kerolin Lorenna e Igor Kauê Alves
201º
Prof. Val Cordeiro – Biologia

Florianópolis, 27 de março de 2013.

INTRODUÇÃO:
Abordaremosnesse trabalho o ciclo de vida dos fungos. Sua estrutura e sua reprodução.

DESENVOLVIMENTO:
O Reino Fungi sofreu mudanças substanciais no arranjo dos vários filos nas últimas décadas, especialmentea partir do momento em que técnicas para comparar características bioquímicas (tais como RNA ribossômico e DNA) se foram tornando mais sofisticadas. Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planetae incluem importantes decompositores e parasitas. Fungos parasitas infectam animais, incluindo humanos, outros mamíferos, pássaros e insetos, com resultados variando de uma suave comichão à morte.Outros fungos parasitas infectam plantas, causando doenças como o apodrecimento de troncos e aumentando o risco de queda das árvores. A grande maioria das plantas vasculares têm associações simbióticascom fungos, no nível da raiz, ao que se dá o nome de micorrizas. Esta associação ajuda as raízes na absorção de água e nutrientes.
Estrutura
Os fungos possuem um corpo vegetativo chamado talo ou somaque é composto de finos filamentos unicelulares chamados hifas. Estas hifas geralmente formam uma rede microscópica junto ao substrato (fonte de alimento), chamada micélio, por onde o alimento éabsorvido. Usualmente, a parte mais conspícua de um fungo são corpos frutificantes ou esporângios (as estruturas reprodutivas que produzem os esporos).
A maioria dos quatrídeos, que são geralmenteconsiderados o grupo de fungos mais primitivos, não forma hifas e ao invés cresce diretamente de esporos em esporângios multinucleados. Alguns poucos fungos reverteram de micélios para organizaçãounicelular. É o caso das leveduras, que pertencem aos Ascomycetes, e das Microsporídias, um pequeno grupo de parasitas cujas relações com outros fungos são incertas.
* Reprodução

* Os fungos...
tracking img