Reino de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino de Deus
A expressão e o exercício da soberania universal de Deus para com Suas criaturas, ou o meio ou instrumento utilizado por ele para este propósito. (Sal 103:19) Esta frase é usada especialmente para a expressão da soberania de Deus mediante um governo régio encabeçado por seu Filho, Cristo Jesus.
A palavra traduzida “reino” nas Escrituras Gregas Cristãs é ba·si·leí·a, que significa“um reino, domínio, a região ou o país governado por um rei; poder, autoridade, domínio, reinado régios; dignidade real, o título e a honra de rei”. (The Analytical Greek Lexicon [O Analítico Léxico Grego], 1908, p. 67) A frase “o reino de Deus” é empregada com freqüência por Marcos e Lucas, e, no relato de Mateus, a frase paralela “o reino dos céus” aparece umas 30 vezes. — Compare Mr 10:23 e Lu18:24 com Mt 19:23, 24; veja CÉU, I (Céus Espirituais); REINO.
O governo de Deus, em estrutura e função, é teocracia pura (do gr. the·ós, deus, e krá·tos, um governo), um governo de Deus. O termo “teocracia” é atribuído ao historiador judeu Josefo, do primeiro século EC, que evidentemente cunhou-o ao escrever seu Against Apion (Contra Apião, II, 164, 165 [16]). Concernente ao governo estabelecidosobre Israel no Sinai, Josefo escreveu: “Alguns povos confiaram o supremo poder político a monarquias, outros a oligarquias, ainda outros às massas. Nosso legislador, porém, não se deixou atrair por nenhuma de tais formas de governo, mas deu à sua constituição a forma do que — caso se permita uma expressão forçada — pode ser chamada de ‘teocracia [gr.: the·o·kra·tí·an]’, colocando toda soberania eautoridade nas mãos de Deus.” Naturalmente, para ser teocracia pura, o governo não poderia ser instituído por nenhum legislador humano, tal como o homem Moisés, mas precisaria ser instituído e estabelecido por Deus. O registro bíblico indica que foi assim que se deu.
Origem do Termo. O termo “rei” (hebr.: mé·lekh) evidentemente entrou em uso no idioma humano após o Dilúvio global. O primeiroreino terrestre foi o de Ninrode, “poderoso caçador em oposição a Jeová”. (Gên 10:8-12) Após isso, no período até o tempo de Abraão, desenvolveram-se cidades-estados e nações, e os reis humanos se multiplicaram. Com exceção do reino de Melquisedeque, rei-sacerdote de Salém (que tipificou profeticamente o Messias [Gên 14:17-20; He 7:1-17]), nenhum desses reinos terrestres representou o governo de Deusou foi estabelecido por ele. Os homens também fizeram reis dos deuses falsos que adoravam, atribuindo-lhes a capacidade de conceder a humanos poder para reinar. A aplicação que Jeová faz a si mesmo do título “Rei [Mé·lekh]”, conforme encontrado nos escritos pós-diluvianos das Escrituras Hebraicas, significou, portanto, que Deus usou o título que os homens haviam desenvolvido e empregado. O usodesse termo por Deus indicou que ele, e não presunçosos governantes humanos ou deuses feitos pelo homem, devia ser encarado e obedecido como “Rei”. — Je 10:10-12.
Naturalmente, Jeová fora Governante Soberano muito antes de surgirem reinos humanos, de fato antes mesmo de os humanos existirem. Como verdadeiro Deus e seu Criador, ele era respeitado e obedecido por filhos angélicos que somavam milhões.(Jó 38:4-7; 2Cr 18:18; Sal 103:20-22; Da 7:10) Seja qual for o título, desde o início da criação ele foi reconhecido como Aquele cuja vontade era de direito suprema.
O Governo de Deus nos Primórdios da História Humana. As primeiras criaturas humanas, Adão e Eva, igualmente conheciam a Jeová como Deus, o Criador do céu e da terra. Reconheciam a Sua autoridade e Seu direito de expedir ordens, deexigir que pessoas executassem certos deveres ou se refreassem de certos atos, de designar terras para moradia e cultivo, bem como de delegar autoridade sobre outras de suas criaturas. (Gên 1:26-30; 2:15-17) Embora Adão tivesse a capacidade de cunhar palavras (Gên 2:19, 20), não existe evidência de que ele tivesse criado o título de “rei [mé·lekh]”, a fim de aplicá-lo ao seu Deus e Criador,...
tracking img