Reino de benin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O REINO DE BENIN

ÍNDICE

Pg.
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------- 03

2. A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS ------------------ 04

* O reino de Gana: a “terra do ouro”
* O império do Mali: o “lugar onde o senhor reside”
* Reino do Congo: “Saudações ao Manicongo”

3. REINO DO BENIN: “OS FEITOS DE OBÁ” -------------------------07

* Origem
* Idade de Ouro
* Contato com os Portugueses

4. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------- 11

INTRODUÇÃO

A cidade e o império do Benim declinam a partir de 1700, mas revivem no século 19 com o comercio do óleo de palma, dos escravos cativos, e dos têxteis, período conhecido como restauração. Com o intuito de preservar a independênciado Benim, o Oba proíbe paulatinamente a exportação de mercadorias, restando apenas o comércio do óleo de palma.

O Benim resiste em assinar o tratado de protetorado com a Grã Bretanha durante os 10 anos (1880 a 1890). Todavia, após o assassinato de dez representantes do império Britânico no território do Benim, chega a Expedição Punitiva, sob o comando do almirante Sir Harry Rawson.

Osingleses tomam a cidade no ano de 1897, incendiando e destruindo grande parte do patrimônio artístico e pilhando praticamente tudo o que sobrou.
Os bustos, imagens e placas de ferro, entalhes de marfim e principalmente latão, (convencionalmente chamadas de bronzes do Benim) encontram-se espalhadas atualmente pelos museus do mundo inteiro.

A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS

Antes de os europeusescravizarem os africanos, a partir do século XV, e colonizarem a África, no século XIX, diversas sociedades autônomas já existiam nesse continente, ou seja, as sociedades africanas já tinham a sua própria história. Algumas sociedades africanas pré-coloniais, sob o comando de chefes poderosos, ampliaram suas áreas de influência e dominaram outros povos, transformando-se, assim, em impérios ereinos prósperos e organizados, os quatro dos grandes reinos africanos: Gana, Mali, Congo e Benin, mas antes faz-se necessário conhecer um pouco mais do retrato físico deste continente. A diversidade social, política e cultural da África ocorreu graças à extensão do continente e suas características geográficas.
A África é cercada a nordeste pelo mar Vermelho, ao norte pelo Mediterrâneo, a oeste pelooceano Atlântico e a leste pelo oceano Índico. Em termos geográficos, suas principais marcas são o deserto do Saara ao norte que divide o continente, o deserto do Calahari a sudoeste, a floresta tropical do centro do continente, as savanas, ou campos de vegetação esparsa e rasteira, que separam áreas desérticas de áreas de florestas, e algumas terras altas, como aquelas nas quais nascem os riosque formam o Rio Nilo. Os rios são os meios de comunicação mais importantes do continente.
Essas diversidades naturais levaram estudiosos a falar de duas Áfricas, demarcadas pelo deserto do Saara: a África saariana que se localiza ao norte do continente e estende-se pela região que vai do atual Egito até Marrocos e a África subsaariana que estende-se do Saara até o Cabo da Boa Esperança, ao sul docontinente, como podemos ver no mapa abaixo que representa a atual divisão territorial da África.

O reino de Gana: a “terra do ouro”
Localizado a oeste do continente africano, em uma zona chamada Sael e ao sul do Deserto do Saara, região também conhecida como África Subsaariana, o Reino de Gana cresceu a partir do ano 300 e teve seu apogeu entre os séculos IX e X, quando dominou os povosvizinhos e ocupou uma faixa territorial maior do que ocupa nos dias de hoje. O rei recebia o título de gana e era visto como elo entre os deuses e os homens. Ele liderava um poderoso exército e ocupava o topo de uma sociedade hierarquizada. Sacerdotes, nobres e funcionários cuidavam da administração do reino. A população se dedicava à agricultura e à criação de gado, mas o comércio era a principal...
tracking img