Rei minos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINOS, sucedeu o seu pai ASTERION e tornou-se rei de Creta, mas antes disso, ele disputou o trono com seus dois irmãos, RADAMANTO E SARPEDON, que também queriam se tornar rei. Para vencer a disputa,Minos fez um acordo com o deus dos mares, Poseidon. O ACORDO ERA O SEGUINTE: POSEIDON FARIA COM QUE MINOS FOSSE O REI DE CRETA E POR OUTRO LADO MINOS SACRIFICARIA UM TOURO BRANCO, QUE SURGIRIA ENTREAS ONDAR DO MAR, EM HONRA AO DEUS POSEIDON. O acordo foi feito e Poseidon cumpriu sua parte, Minos ganhou a disputa que trava com os irmãos e se tornou rei de Creta. Já Minos não cumpriu a sua parte noacordo, e não sacrificou aquele touro surgido do mar, pois achava o animal perfeito, sacrificou então outro touro no lugar, pensando que Poseidon não fosse se importar. Poseidon se importou e muitobravo com Minos, o deus dos mares resolve castigar o mortal por essa desobediência.

(Poliana vai nos contar sobre esse castigo)



Conclusão

O mito do Minotauro foi um dos mais contados naépoca da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante.

Era uma maneira dos gregos ensinarem o quepoderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.



MINOPAUTA

Não te mires no espelho

Côncavo das virtudes.

Esquece o labirinto.

Não cogites,

Devora!(Myriam Fraga (escritora e poeta baiana))



Curiosidade

Minos no afresco do juízo final na Capela Sistina no Vaticano

Após sua morte, Minos tornou-se um dos três juízes do inferno, sendo eleo juiz responsável pelo veredito final. Por isso ele aparece nessa obra, no lado dos condenados.

Michelangelo expressa vigorosamente o conceito de Justiça Divina, severa e implacável em relaçãoaos condenados. O Cristo, parte central da composição, é o Juiz dos eleitos que sobem ao Céu por sua direita, enquanto os condenados, abaixo de sua esquerda esperam Caronte e Minos.

Caronte é o...
tracking img