Regulamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
egulamento
I. OBJETIVO
O presente documento tem por finalidade estabelecer os procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Engenharia Química do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002), e com oRegulamento Geral do Trabalho de Curso do Centro Universitário Padre Anchieta.


II. TERMINOLOGIA
Coordenação do TCC - é a atividade exercida pelo coordenador do curso, para planejamento e controle dos TCC do curso.
Discente: qualquer membro devidamente matriculado nos cursos de graduação do UniAnchieta.
Docente: qualquer membro ativo do corpo docente do UniAnchieta.
Orientação de TCC: é aatividade de orientação do Discente, exercida por um professor com qualificação coerente na área de TCC escolhida pelo aluno.
Projeto de TCC: é a proposta de execução do TCC, elaborado pelo aluno e aprovado pelo coordenador do curso, onde são descritas as atividades que serão desenvolvidas no TCC e estabelecido um cronograma de realização do TCC.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): trabalho elaboradopor um Discente de curso de bacharelado como condição para obtenção do título de bacharel no curso universitário ao qual está vinculado.

III. FINALIDADES DO TCC
O aluno deverá demonstrar capacidade de propor e elaborar um trabalho de síntese e integração de conhecimento na área da Engenharia Química, de forma autônoma e independente, sob orientação e supervisão de um docente do curso. Aresponsabilidade de encaminhar a proposta do tema e elaborar o TCC é exclusivamente do aluno.
O TCC deverá focar temas referentes a processos e/ou produtos, devendo contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas do profissional da área de Engenharia Química.
A organização e supervisão das atividades de TCC ficarão sob a responsabilidade do NDE, da coordenaçãodo curso e de docente por ele indicado para coordenar as atividades gerais de TCC.


IV) ETAPAS DO TCC
O processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso dar-se-á de acordo com o fluxograma geral de atividades para o desenvolvimento do TCC (Figura 1) e está dividido em quatro etapas:
1.  Protocolo do projeto de TCC, para avaliação e aprovação do projeto do trabalho pelacoordenação, e posterior indicação do orientador (FM-9).
2. Elaboração do trabalho pelo aluno, com orientação de docente. O aluno deverá protocolar o TCC finalizado (FM-10)
3. Verificação de plagio e avaliação do trabalho escrito, por banca examinadora.
4. Defesa oral do TCC, após aprovado o trabalho escrito.


IV.1) PROJETO DE TCC
A partir do 8ºsemestre do curso, os alunos deverão propor um tema de TCC. Os projetos de TCC deverão ser relativos a tópicos da área de Engenharia Química e poderão contemplar os seguintes temas:
1. Tema livre: assunto geral da Engenharia Química, incluindo continuação e/ou aprofundamento de projetos realizados durante o curso;
 2. Estágio: análise e resolução de um problema de EngenhariaQuímica, detectado durante atividades de estágio, e aprofundado no TCC.
3. Iniciação científica: continuação e aprofundamento de trabalho desenvolvido em projeto de iniciação científica.
Os projetos de TCC também deverão ser enquadrados em pelo menos uma área distinta da Engenharia Química, a saber:
1 - Catálise, Cinética e Reatores Químicos
2 - Fenômenos deTransporte;
3 Instrumentação Industrial e Controle de Processos;
4 - Materiais;
5 - Operações Unitárias e Utilidades Industriais;
6 - Processos Industriais;
7 - Projetos Industriais;
8 - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Higiene Industrial;
9 - Simulação de Processos Químicos;
10 - Termodinâmica.
O...
tracking img