Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REGULAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO

Assistimos a palestra do bombeiro Polonato, ex aluno de nossa instituição de ensino – Unip – Bauru , onde pudemos refletir e aprimorar nossos conhecimentos sobre o código que institui o regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco para os fins da lei nº 684, de 30 de setembro de 1975e estabelece outras providências
Destacamos algumas providências que são básicas de acordo com o código, tais como:

Projetos Técnicos
Projeto dos Equipamentos de Segurança Contra Incêndio
Elaboração e Aprovação de Projeto junto ao Corpo de Bombeiros contemplando todas as medidas de proteção ativa e passiva com seus respectivos memoriais e planilhas de cálculo exigidas e necessárias aoimóvel, a fim de reduzir o risco à vida, propriedade e ao Meio Ambiente.

Projetos Técnicos - Projeto de Escada Pressurizada
Elaboração de Projeto do Sistema de Pressurização de Escada estabelecendo os requisitos mínimos para o correto dimensionamento conforme normas técnicas vigentes (BS-5588, NBR 14.480/02, NBR 9077/93 e IT 13/2004 do Corpo de Bombeiros). O objetivo deste sistema é a proteçãoda escada de segurança de uma edificação, mantendo-a livre de fumaça em caso de um eventual incêndio, permitindo a fuga segura de seus ocupantes.

Projetos Técnicos - Projeto de Controle de Fumaça
Elaboração de Projeto do Sistema de Controle de Fumaça estabelecendo os parâmetros técnicos para sua implementação conforme normas técnicas vigentes (NFPA 92B e IT 15/2004 do Corpo de Bombeiros). Oobjetivo deste sistema é o controle e redução da propagação de gases quentes e fumaça entre a área incendiada e áreas adjacentes, baixando a temperatura interna e limitando a propagação do incêndio.

Obtenção do AVCB

Obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
O AVCB é emitido pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Estadual 46.076 de 31 deagosto de 2001e possui um período de validade de acordo com a atividade desenvolvida no imóvel, devendo ser renovado periodicamente.
Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, reforma, ampliação, regularização ou mudança de ocupação necessitam de aprovação do Corpo de Bombeiros. Para a concessão e/ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, realizemos uma vistoriano imóvel elaborando um relatório citando todas as irregularidades constatadas e sugerindo as providências que deverão ser tomadas para a sua devida adequação.
Para evitar multas e interdições impostas pelos diversos órgãos públicos, mantenha sua edificação sempre regularizada.

Instalação de Equipamentos -

Extintor de Incêndio

Extintor de Gás Carbônico (CO2)
O GÁS CARBÔNICO ématerial não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor , o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA. É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).
Extintor de Pó Químico Seco
O agente extintor pode ser oBICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.
Extintor de Água Pressurizada
Não e provido de cilindro degás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor.
Extintor de Água – Pressão Injetada
Fixado na parte externa do aparelho está um pequeno cilindro contendo o gás propelente, cuja válvula deve ser aberta no ato da utilização do extintor, a fim de pressurizar o ambiente interno do...
tracking img