REGULAGEM DE PULVERIZADORES

1661 palavras 7 páginas
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON
Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal
Coordenação do Programa de Agrotóxicos

BOAS PRÁTICAS AGRICOLAS

USO CORRETO E SEGURO DE AGROTÓXICOS

Introdução

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, fungicidas, etc) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos.
O uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos leva à degradação dos recursos naturais - solo, água, flora e fauna -, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir o ambiente, a saúde também pode ser afetada pelo excesso destas substâncias. Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, sub-aguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer. Além de problemas respiratórios, gastrointestinais, cardiovasculares, auditivos e dérmicos, muitos compostos presentes nos agrotóxicos podem causar problemas neuro-comportamentais gerando crises de depressão que podem ser responsável por altos índices de suicídio no campo.
De acordo com o Ministério da Saúde (2004) a saúde humana pode ser afetada pelos agrotóxicos diretamente, por meio do contato do organismo com as substâncias químicas, ou indiretamente, por intermédio do desenvolvimento de algum fator impactante como resultado do uso das mesmas. Desta forma, distinguem-se três vias principais responsáveis pelo impacto direto da contaminação à saúde humana:
Ocupacional - caracterizada pela contaminação dos trabalhadores que manipulam as substâncias, tanto no processo de formulação (mistura e/ou diluição

Relacionados