Regressao quadratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema aqui apresentado refere-se à educação e, de modo específico, à Educação Infantil. Justifica-se o trabalho pela relevância social do tema “Leitura na Educação Infantil: a importância da magia dos contos infantis na formação de leitores desde a pequena infância”, uma vez que ler livros de literatura infantil é descobrir a passagem para um mundo não só de fantasias, mas tambémde realidades. Ler histórias nos permite vivenciar essas experiências em diferentes momentos, não participando enquanto personagem delas, mas como leitor. Elas nos fazem refletir sobre esse mundo ficcional e também sobre o mundo em que nós vivemos, levando-nos a estabelecer relações entre eles, ou seja, vemos o que acontece e o que é possível acontecer. Então formamos nossas opiniões, conceitos eideias tendo por base vozes diferentes, que percorrem os tempos e também todo o planeta.
O objetivo deste estudo foi fazer uma reflexão sobre a importância e a necessidade de partilhar experiências de leitura, de maneira mais sensata, eficaz e significativa de como trabalhar leitura na escola, desde a pequena infância. Mostrar que ler não é apenas uma atividade escolar a mais, mecânica edescontextualizada, mas uma atividade vital, que precisa ser, desde cedo, plena de significação: a leitura-prazer, a leitura que nos acompanha pelo resto da vida, da leitura fonte inesgotável de experiências insubstituíveis. Dentre as buscas, encontrou-se uma possibilidade na literatura infantil. O desenvolvimento da linguagem depende da percepção de mundo, dos estímulos às emoções e da organização dopensamento. A fusão entre as linguagens verbal, visual e simbólica presente na literatura infantil das últimas décadas, permite estabelecer contato com diferentes signos, estimulando vários sentidos: facilita levar a criança a mergulhar dentro de si e trazer para fora todo o desejo de aprendizagem latente.
A temática investigada foi desenvolvida em quatro capítulos: *Leitura e formação de leitor; *Opequeno leitor; Literatura infantil e a *Contação de histórias. Analisamos a formação do leitor no primeiro capitulo, observando que, quanto mais contato com a leitura, melhor preparada estará a criança para ser clara ao exprimir seus pensamentos. Ao ouvir uma historia, aprende a colocar-se no lugar do outro e, assim, perceber diferentes pontos de vista. Aprende a conhecer o poder das palavraspara provocar atos e despertar sentimentos. Percebe que por meio da linguagem pode exercer ação sobre o outro. Com a intenção de fazer valer seu ponto de vista, desenvolve uma linguagem interior que lhe permite levantar hipóteses e se preparar para argumentar e contra-argumentar.
Daí, no segundo capítulo, a importância dada atualmente à iniciação do pré-leitor no mundo da literatura, mesmo antes deiniciado o processo de sua alfabetização. Nessa ordem de idéias, torna-se claro que a formação do pequeno leitor deve começar bem cedo.
No terceiro capítulo, procuro fazer uma reflexão da importância da literatura infantil, na medida em que acreditamos que a Literatura Infantil é arte-educação e, como tal, as relações de aprendizagem e vivência, que se estabelecem entre ela e o indivíduo, sãofundamentais para que este alcance sua formação integral sua consciência do eu mais o outro mais o mundo, em harmonia dinâmica). Em relação a essa formação, pode-se afirmar que a literatura é a mais importante das artes, pois sua eficácia como instrumento de formação do ser está diretamente ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade: a leitura. Sabe-se que o domínio da leiturapelo indivíduo é um fenômeno que ultrapassa de muito a mera alfabetização, ou melhor, esta é entendida, hoje, como possibilidade de penetração no mundo da cultura atual, em acelerado processo de transformações estruturais. Embora vivamos em plena era da imagem e do som, o livro continua a ser o instrumento ideal no processo educativo. Sem palavra que nomeie, não há imagem que se comunique com...
tracking img