Regras gerais de apresentação de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TEXTO

Comecemos essa nossa incursão pela normalização de trabalhos acadêmicos tomando como mote um pensamento de Alves-Mazotti (2002, p.27):

A produção do conhecimento não é um empreendimento isolado. É uma construção coletiva da comunidade científica, um processo continuado de busca, no qual cada novainvestigação se insere, complementando ou contestando contribuições anteriormente dadas ao estudo do tema.

Assim, podemos dizer que, no legítimo desejo de produzir conhecimentos, escrever e comunicar fazem parte do arcabouço central dessa produção. Frente à necessidade de comunicar, surgem os PRODUTOS dessa comunicação, a exemplo dos trabalhos de conclusão de curso, das monografias, dissertações,teses, artigos de periódicos, resumos, resenhas, projetos e relatórios, entre outros canais pelos quais os produtores de informação científica se comunicam.

Independentemente da fonte de comunicação empregada, esses textos seguem, em sua maioria, determinadas normas que padronizem seu formato e lapidam sua apresentação física, seu corpo e estrutura. Certos aspectos, como tamanho da fonte, formasde citação e elaboração de referências, tornam legível o texto e guiam o leitor nesse emaranhado de informações em que se ancoram e constroem novos conteúdos.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT através das NORMAS BRASILEIRAS DE REFERENCIAÇÃO – NBR estabelecem essas regras a ser seguidas.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
DO TEXTO CIENTÍFICO

PAPEL

O formato do papel adotadopela norma é A4 (21 cm x 29,7 cm), na cor branca, impresso na cor preta. A impressão em outras cores é exclusivamente para as ilustrações. O papel deverá ser digitado apenas de um lado, com exceção da folha de rosto, que trará no verso a ficha catalográfica.

MARGENS

As margens esquerda e superior devem ser de 3 cm e a direita e inferior de 2 cm.

PAGINAÇÃO

Todas as folhas do trabalho,com exceção da capa, são contadas, mas a numeração, em algarismos arábicos, só começa a ser impressa na primeira folha dos elementos textuais, ou seja, na primeira folha da introdução e/ou apresentação do texto, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.

FONTES

As normas não fazem menção alguma do tipo de fonte a ser adotado. Assim, o que se sugere são alguns tipos de fontesque são legíveis: Times New Roman, Arial, Garamond, Book Antiqua, Bookman Old Style, Century Gothic, Courier New, Tahoma, Verdana, entre outras.

O tamanho da fonte recomendado pelas NBRs é 12, para todo o corpo do trabalho, e um tamanho menor, para as citações com mais de três linhas (que deverá obedecer a um recuo de 4 cm da margem esquerda), as notas de rodapé, a paginação e as legendas dasilustrações e das tabelas. Sugere-se que o tamanho menor adotado seja 11.

ESPACEJAMENTO

Para o corpo do texto, o espaço entre linhas deve ser de 1,5.

As citações longas, isto é, com mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, nome da instituição a que é submetida e a área deconcentração devem ser digitados em espaço simples entre linhas. As citações curtas (com até três linhas) devem ser incluídas no parágrafo em que se inserem, acompanhando o espaçamento do mesmo, entre aspas duplas.

Os títulos de cada seção, parte ou capítulo, denominados de seção primária, devem começar em folha distinta, na parte superior da mancha, e ser separado dos textos que os sucedem pordois espaços 1,5, entre linhas. Os títulos das subseções ou subcapítulos, ou ainda, as seções secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias devem ser separados do texto que os precede ou que se sucede por dois espaços1,5.

Os indicativos de seções ou subseções devem ficar separados dos respectivos títulos por um espaço de caracter e alinhado à margem esquerda.

Na folha de rosto e na de...
tracking img