Registro reflexivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Registro Reflexivo

5º- Encontro ADL (Produção de Texto).

Iniciamos o encontro com a leitura em voz alta pela Formadora: Adriana de alguns capítulos do livro: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry. O livro faz uma analogia do adulto com a criança, uma leitura que encanta nos levando a refletir sobre nossas vidas.
Citação:
A Professora Carla leuseu registro Reflexivo, nos remetendo ao encontro anterior. O assunto fora articulado com base em suas reflexões, tendo o assunto sendo tratado com tamanha propriedade.
O encontro teve como foco a produção de texto através da reescrita e os saberes que propicia aos alunos. As propostas foram através de questionamentos, para mostrar que a reescrita é uma boa alternativa, pois, oportuniza as criançasa reescrever a partir de um texto fonte, refletindo a características da linguagem escrita.
Diante disso, percebi que é mais produtivo para os alunos trabalharem em duplas ou no coletivo na produção de texto, porque ocorre uma transmissão, circulação de informações maior e troca de conhecimentos, auxiliando o aluno a se apropriar da linguagem que se usa para escrever, desenvolvendo assim, ocomportamento escritor. O professor deve realizar atividades de leitura para subsidiar a escrita, procurando ler versões diferentes do conto a ser reescrito, fazendo assim com que percebam a diferença dos textos, a melhor versão e porque, para depois realizarem a reescrita. Deve também oferecer recursos para revisar conscientizando sobre o compromisso de escrever, ler e reescrever para obter um textode qualidade, se colocando no lugar do leitor se entenderá ou não o texto escrito. Comentamos sobre a falta de clareza do professor ao trabalhar sua rotina em relação ao sistema de escrita e a linguagem que se usa para escrever, que são coisas distintas e devem ser tratadas em momentos diferentes. Saber que em uma produção de texto os alunos não alfabéticos são capazes de produzir excelentestextos com a estrutura do gênero, e o sistema de escrita é o momento oportuno para que as crianças avancem em suas hipóteses de escrita.
Citação:
Também refletimos sobre práticas de leitura, no qual o meu objetivo irá determinar qual a leitura mais indicada, no caso do ler para estudar, seriam os textos informativos, onde posso realizar a leitura compartilhada com o aluno de educação infantil mesmonão sendo alfabético ou o ler para escrever, que busca a informação só quando da produção de um texto. São dois procedimentos de leitura que o professor deve ensinar ao seu aluno.
Citação:
Na leitura do subsidio teórico do texto: linhas e entrelinhas de uma história, a comanda foi de realizarmos a leitura e completar o quadro com os procedimentos da professora e observações a respeito doassunto. Ao término, socializar com o que concluímos, no primeiro momento foi visualizar e buscar as respostas, o que nos levou a percepção negativa de que respectivo procedimento não dá certo, o correto seria ler e conhecer sobre o que o texto está nos informando, e depois de se interar do processo, responder as questões, que é o ler para estudar.
O educador deve transigir de seus conhecimentos, aproposta educacional consubstancia-se em procedimentos eficazes a fim de propiciar educação de qualidade, refletindo assim num maior interesse do aluno para com a leitura. Daí partimos no sentido de que a educação, os educadores tem de aprimorar suas técnicas, aperfeiçoando-as com o intuito de alcançarmos uma educação mais eficiente e produtiva.
Métodos antigos devem ser aplicados, no entantorespectivos métodos devem ser aperfeiçoados, e em caso de ineficiência deve ser substituído de plano.
O professor é incumbido de preencher o conhecimento do aluno, é dele que vai surgir o interesse, a eficiência no aprendizado, daí a importância de nós educadores reciclarmos nossas convicções, manter a mente aberta e propicia para melhorarmos sempre que resultaria tão somente no enriquecimento...
tracking img