Registro de leitura o que é sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez editora, 1986.
17 a 81.
Através do estudo de uma sociedade dividida em classes, Ponce chega a uma perspectiva, de que a educação émoldada conforme as necessidades da sociedade analisada.
A princípio o autor fala das comunidades primitivas e a luta que as classes inferiores já enfrentavam.
A educação dessascomunidades era voltada para as necessidades da mesma, o que era produzido dividia-se entre todos, sempre tendo como visão a sobrevivência da tribo e dos indivíduos que compunham esta. Diferenciando o homemdos demais animais somente pela capacidade de pensar, criar e manter sua cultura.
Nessas comunidades primitivas não havia escolas, a educação era transmitida pela observação das crianças para comos adultos, visando sempre às necessidades de sobrevivência da tribo, portanto o que se aprendia era a pesca, caça, agricultura, etc.
A transição da comunidade primitiva para a sociedadedividida em classes nos faz pensar que a luta entre essas classes acontece logo em seguida, o que não é verdade. A luta consciente ocorre em um momento da evolução, antecedente a ele acontecia àscontradições dos interesses que se manifestavam sem ser efusivas.
As classes sociais apareceram devido ao pouco rendimento do trabalho do homem e pela transmigração da propriedade comum pelaprivada. A sociedade foi dividida em administradores e executores, agora o homem impunha o poder sobre o homem e os interesses que eram comum a todos tornaram-se díspares e antagônicos. Isso se refletiutambém na educação que tinha seu modelo único e a desigualdade econômica era cada vez maior.


“O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeirosmomentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” (p. 10).
“O ponto de partida dos conservadores foi o impacto da Revolução Francesa, que julgavam um...
tracking img