Registo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia

Empreendedor

GESTÃO FINANCEIRA

do

NOVES FORA PROBLEMAS
Dispor de informações precisas e atualizadas é fundamental para uma correta tomada de decisões. Especialmente quando a questão envolve a área financeira de sua empresa. Relatórios gerenciais são uma dessas armas importantes para o empresário medir periodicamente a saúde contábil do seu negócio. Neste fascículo, você saberáquais são e como fazer os principais relatórios gerenciais para sua orientação. Na verdade, vamos apresentar uma proposta completa de gestão financeira para uma atividade comercial de pequeno porte, o que inclui também uma série de indicadores financeiros, tais como a lucratividade sobre as vendas, a rentabilidade dos negócios, o poder de pagamento da empresa, seu ponto de equilíbrio, entreoutros. No próximo fascículo apresentaremos dois temas: o fluxo de caixa e os custos na pequena empresa.

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Armando Monteiro Neto Diretor-Presidente Silvano Gianni Diretor de Administração e Finanças Paulo Tarciso Okamotto Diretor Técnico Luiz Carlos Barboza Gerente de Marketing e ComunicaçãoIjalmar Nogueira Gerente de Orientação Empresarial José Octávio Knaack Jr. Realização Sebrae em São Paulo Desenvolvimento Antônio Carlos de Matos Autores José Carlos Cavalcante e Ricardo Simões Coiado Ilustrador Francisco Ferreira

GESTÃO FINANCEIRA

Quando temos problemas de saúde procuramos um médico, sendo ele clínico geral ou especialista, conforme o caso. Normalmente, selecionamos ummédico bastante conhecido e com boas referências quanto a sua capacidade profissional. Ao chegarmos ao consultório, o primeiro passo é expor para o médico os sintomas da doença que nos atinge. Em seguida, esse médico irá fazer uma série de perguntas, tais como: idade, hábitos alimentares, se você pratica algum tipo de esporte, aspectos relacionados com a profissão, convivência familiar, etc. Em algunscasos, é necessário efetuarmos alguns exames laboratoriais, que certamente irão ajudar o médico a diagnosticar a causa da doença em questão. Depois de realizar o diagnóstico, o médico recomenda um tratamento para solucionar os problemas de saúde apresentados. Não resta dúvida de que a decisão de aceitar ou não o tratamento sugerido pelo médico é por nossa conta. Após algum tempo retornamos aomédico para que o mesmo possa avaliar se o tratamento recomendado está surtindo os resultados esperados. E, finalmente se o tratamento foi adequado, ficaremos curados e felizes por termos solucionado a doença que estava nos prejudicando. No campo empresarial a situação é quase idêntica, você sabia? Quando uma empresa está sentindo algum tipo de dificuldade, ou, então, está com alguma “doençaempresarial”, procura ajuda de um profissional, normalmente um consultor ou um profissional qualificado que possa ajudá-la a solucionar esses problemas.

3

Esses profissionais, são selecionados normalmente por intermédio de boas referências e experiências na resolução de problemas empresariais. No primeiro contato, o gestor da empresa expõe o problema e o consultor, por meio de técnicas eprocedimentos adequados, avalia a situação apresentada, efetua um diagnóstico e propõe um plano de ação visando solucionar os problemas empresariais apresentados. A decisão é do gestor da empresa de aceitar ou não o plano de ação proposto. Caso concorde, o passo seguinte é a implantação do plano de ação e avaliação dos resultados.

O caso da loja de confecção da dona Marieta da Modda
Dona Marieta da Modda,proprietária da loja de confecção Marieta Fashion, tem observado nos últimos meses que sua empresa não tem apresentado resultados satisfatórios, ou seja, sua conta corrente no banco está negativa, e, em alguns casos, não está conseguindo pagar os seus fornecedores em dia. Depois de consultar alguns amigos e familiares, resolveu buscar ajuda com um Consultor Financeiro, Sr. Tobias. Bom dia,...
tracking img