regionalição

554 palavras 3 páginas
Regionalização do continente americano
A América é o segunda maior porção de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso território é preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos.
Clima, vegetação, relevo, hidrografia, população, cultura, economia e poluição são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temos clima tropical e polar, vegetação rasteira e grandes florestas, áreas montanhosas e planas, chuvosas e desérticas, áreas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrícolas, povoadas por indígenas e por descendentes de europeus.
Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Cada região possui características diferentes das demais regiões, por isso são separadas.
Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.
Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central). Outro aspecto interessante dessa divisão é que cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.

Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as regiões teria se iniciado ainda quando o território americano eram colônias europeias. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina

Relacionados

  • MOAS 01/2002
    447 palavras | 2 páginas
  • regionalizaçao
    634 palavras | 3 páginas
  • Regionalização-Mercosul
    383 palavras | 2 páginas
  • Eco Gua
    1021 palavras | 5 páginas