Regionalizaão do brasil - industrialização

2755 palavras 12 páginas
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL -

INDUSTRIALIZAÇÃO

2013

REGIONALIZAÇÃO
Regionalizar significa dividir em regiões, de acordo com as semelhanças ou características que determinados lugares apresentam em comum, geralmente para aprofundar os estudos de determinado espaço .
No ano de 1937 foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatísticas (IBGE), o mesmo foi responsável pela formulação da divisão do espaço territorial brasileiro, que foram apresentadas no ano de 1941, 1945, 1969 e 1988 tendo como atual a regionalização de 1988, adaptada em 1990.
Com as mudanças realizadas, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O Estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás e incorporado à região Norte e Fernando de
Noronha deixou de ser federal e foi incorporado ao estado de Pernambuco.

Brasil e sua atual regionalização (2013)

INÍCIO DO PROCESSO DE
INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

INÍCIO DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão -de-obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formada por imigrantes italianos.

INÍCIO DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930 -1945) que a

Relacionados