REGIONALISMO CR TICO Ppt

2893 palavras 12 páginas
REGIONALISMO CRÍTICO
“Uma região pode desenvolver ideias.
Uma região pode aceitar ideias.
A imaginação e a inteligência são necessária para ambas as coisas.”
FRAMPTON, Kenneth

DEFINIÇÃO
 Regionalismo Crítico foi um termo usado primeiramente por Alexander
Tzonis e Liane Lefaivre para designar uma arquitetura que tenta se opor ao deslocamento e falta de significado na Arquitetura Moderna, usando forças contextuais para devolver-lhe um senso de lugar e significado. O termo foi estudado posteriormente pelo crítico e historiador da arquitetura Kenneth Framptom.

 É uma abordagem arquitetural que tenta remediar a indiferença em relação ao lugar onde está situado o objeto arquitetural moderno.
Através da utilização das forças do contexto, visa enriquecer a significação da arquitetura.
 É uma manifestação local que tenta assimilar e reinterpretar o recente processo iniciado pelo movimento moderno e ainda assim considerar a independência cultural, econômica e política local. Sinteticamente, uma antítese entre cultura de raiz e civilização universal.

TEORIA A PARTIR DE FRAMPTON
 “Damos o nome de “regional” a esse tipo de manifestação apenas por que ele ainda não se manifestou em nenhum outro lugar. (...) Para exprimir esse regionalismo de modo arquitetônico é necessário que haja construções - preferencialmente, muitas construções - ao mesmo tempo. (...) Nenhum deles poderia ter realizado o que realizou em qualquer época ou lugar. Cada um utilizou materiais locais: contudo não são os materiais que diferenciam suas obras. (...) Uma região pode desenvolver ideias. Uma região pode aceitar ideias. Em ambos os casos, é necessário imaginação e inteligência.”
 “(...) como tornar-se moderno e voltar às raízes; como reviver uma civilização antiga e adormecida e participar da civilização universal? Ninguém é capaz de dizer o que irá tornar-se nossa civilização quando ela tiver realmente se defrontado com diferentes civilizações por outros meios que não o choque da conquista e

Relacionados

  • Apostila Mpu Completa
    288775 palavras | 1156 páginas