regioes

Páginas: 4 (984 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
AS NOVAS IDEIAS
É intrigante saber o porquê da preocupação dos formalistas russos e da Escola de Praga sobre a forma e a estrutura das obras literárias.
Para os formalistas a forma estáintimamente ligada ao significado, já para os estruturalistas, a estrutura é a condição para que o significado seja compreendido.
Enquanto os Formalistas russos desenvolviam seus trabalhos literários sobreforma, iniciava-se talvez o último esforço literário para o controle e a explicação da realidade histórica. Yeats, Elot, Pount, Joyce, Lawence insistiam sobre o antropocentrismo da literatura e dacompreensão exaustiva através do texto literário.
A perspectiva humanista de analise textual faz com que o leitor fique quase alheio as estruturas que funcionam na formação do significado. Tem-se aimpressão de que o autor e o leitor criam o significado e não a estrutura fria, intocável e invisível.
Os estruturalistas opõem se a todas as formas de critica literária nas quais o individuo é afonte e a origem do significado literário, ou seja, jamais pode expressar se nos textos literários.
O estruturalismo é por tanto, uma pratica interpretativa que procura certa ordem e inteligibilidadenas inúmeras possibilidades de padrões do texto.
A BASE LINGUÍSTICA
O estruturalismo tem sua origem na obra do lingüista Suíço Ferdinand de Saussure que revolucionou o estudo da lingüística no iniciodo sec.XX. A lingüística do século XIX estava interessada na historia das linguagens naturais e formulava as leis que regiam os processos de alterações lingüísticas.
Seu interesse, por tanto,consistia em reconstruir a maneira pela qual as varias línguas européias se desenvolveram diacronicamente, sua finalidade portanto, era propiciar entendimentos que seriam validos para todas as línguas epara todas as funções da língua.
O estruturalismo antropológico de Lévi-Stratuss indagou sobre como os primeiros hominídeos começaram a dar sentido ao universo. Seu principio básico foi o de que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regioes
  • Regioes
  • regioes
  • Regiões
  • Regiões
  • Regiões
  • Regiões
  • Regioes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!