Regimes politicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio.
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas porátomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. Sãoconhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedadecomum: oxidam-se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menorpressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidadetermodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nascamadas superficiais da terra.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia,servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa demuitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
O Petróleo é um produto da transformação da matéria orgânica (encontrada no fundo dos mares ou em terra) quepassou por modificações ao longo de milhares de anos. O nome dado a essa espécie deriva do latim: petra = pedra, oleum = óleo e, como o próprio nome já diz, é um líquido oleoso (denso e de cor...
tracking img