Regimes militares de castelo branco e médici

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: REGIMES MILITARES DE CASTELO BRANCO E MÉDICI

Rilton Nunes

1. OBJETIVO

Em 1964 o congresso nacional elegeu como presidente o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, cujoobjetivo era combater o comunismo na América. Castelo Branco, com apoio dos Estados Unidos e das grandes empresas multinacionais, se mostra um inimigo feroz das ideias socialistas.

2. INTRODUÇÃO

Oregime militar argumentando que era necessário livrar o país da ameaça comunista derrubou João Goulart do poder, dando início à ditadura militar. Com a queda de João Goulart o período de democraciachegava ao fim e se iniciava a mais longa ditadura política da nossa história.
O regime estabelecido pelos militares durou 21 anos e Castelo Branco como propulsor inicial desse regime, obteve o podersupremo do Brasil durante o período de 1964 a 1967. Logo nos primeiros dias de abril de 1964, os militares perseguiram e prenderam estudantes, jornalistas e políticos ligados ao governo anterior, além deatacarem as organizações sócias.
Como um exemplo das medidas autoritárias do governo regente, a União Nacional dos Estudantes (UNE), teve seu prédio incendiado. Ao mesmo tempo em que ocorriamretaliações parecidas, o regime buscava dar uma aparência de legalidade aos ocorridos por meio dos atos institucionais.
3. METODOLOGIA

Com uma parte dos parlamentares apenas (pois muitos deles haviamsido cassados pelo governo), o congresso nacional elegeu como presidente o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967). Seu governo orientava-se pela doutrina de segurança nacional, cujomaior objetivo era combater o comunismo na América. Rotulados de subversivos, lideres sindicais e estudantes foram presos, funcionários públicos foram demitidos e políticos de vários partidos, excetoos da União Democrática Nacional (UDN), foram cassados.
Em 1969, os comandantes militares indicaram outro general para a presidência da república brasileira, Emílio Garrastazu Médici (1964-1974),...
tracking img